Palacio Iguacu - 03/09/2021 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

As repartições públicas estaduais terão escala especial de funcionamento durante o recesso para as festas de Natal e Ano Novo. A partir do dia 23 de dezembro alguns serviços sofrem alterações.

As medidas não abrangem os serviços essenciais, que não admitem paralisação, como hospitais e delegacias de polícia. A partir de 03 de janeiro de 2022, as atividades são retomadas normalmente em todo o Estado.

Veja como fica o atendimento durante as festas de final de ano nos órgãos públicos do Estado:

AGÊNCIA DO TRABALHADOR – Fecha dia 23 de dezembro de 2021 e retorna dia 03 de janeiro de 2022. As Agências do Trabalhador dos municípios seguirão decretos estabelecidos pelas prefeituras.

BIBLIOTECA PÚBLICA – A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) fecha entre 23 de dezembro e 03 de janeiro, quando retornará com o atendimento normalizado em todos os setores. Até então, apenas os serviços de empréstimo e devolução estavam sendo oferecidos com atendimento no hall da BPP.

CEASAS – As cinco Ceasas do Paraná: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, estarão fechadas nos sábados, dias 25 dezembro e 1º de janeiro. A Ceasa de Curitiba também estará fechada no dia 3 de janeiro de 2022, segunda-feira. Os respectivos mercados atendem normalmente na véspera de Natal (24), sexta-feira e na antevéspera de Ano Novo (30), quinta-feira.

Já a Administração Central da Ceasa estará em recesso de 24 a 31 de dezembro, voltando às atividades no dia 3 janeiro de 2022. Confira os respectivos endereços, horários e dias de funcionamento das Ceasas do Paraná.

COHAPAR – A sede e os escritórios regionais da Cohapar fecham para atendimento a partir de 23 de dezembro e retornam às atividades normais em 3 de janeiro. Serviços de emissão de segunda via de faturas, consulta de débitos, cadastro em projetos habitacionais e consultas de empreendimentos continuam disponíveis 24h por dia pelo site cohapar.pr.gov.br.

Após o retorno ao expediente normal, é possível obter atendimento telefônico ou presencial, mediante atendimento prévio, em todos os postos de atendimento da companhia.

DEPARTAMENTO DE POLÍCIA PENAL – As penitenciárias e cadeias públicas de todo o Estado vão funcionar normalmente em regime plantão durante o recesso de Natal e Ano Novo. Apenas as atividades administrativas se encerram no dia 22 de dezembro e retomam no dia 3 de janeiro. No litoral, onde está ocorrendo o Verão Paraná – Viva a Vida, as equipes foram reforçadas.

POLÍCIA CIVIL – As delegacias vão atender normalmente, em plantão, exceto as de área administrativa. Os Centros Integrados de Atendimento ao Cidadão (Ciacs), anexos ao 1º Distrito (Rua André de Barros, Centro – Curitiba) e ao 8º Distrito (Portão), que atendem durante a madrugada, também funcionarão no esquema de plantão durante o feriado. No Litoral, as delegacias atendem a população devido ao Verão Paraná – Viva a Vida, sem interrupções.

POLÍCIA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS – Todos os serviços operacionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Paraná estarão disponíveis para a população, com o policiamento preventivo, ostensivo e regular, atendimento ao trauma em emergência, entre outros, que terão reforço de efetivo durante o feriado, durante 24 horas por dia.

Os serviços disponíveis no aplicativo 190 PR, o telefone 190 para a Polícia Militar e 193 para o Corpo de Bombeiros estarão disponíveis 24 horas por dia. Somente os setores administrativos das corporações deixarão de funcionar. Estas atividades serão retomadas normalmente no dia 03 de janeiro.

POLÍCIA CIENTÍFICA – Os serviços de medicina legal e criminalística para atendimento a mortes violentas funcionará normalmente em regime de plantão ininterrupto. No Litoral e regiões de maior fluxo de pessoas está sendo reforçado o efetivo operacional nas unidades, principalmente no litoral devido ao Verão Paraná – Viva a Vida.

COMPAGAS – O atendimento presencial estará fechado nos dias 24 e 31/12. Nestes dias, o cliente pode ter acesso à Central de Atendimento pelo 3004-3400 e à agência virtual – Compagas Virtual – pelo site compagas.com.br.

COPEL – O atendimento presencial da Copel estará fechado nas tardes dos dias 24 e 31/12. Nestes períodos, ficam disponíveis os canais de atendimento do SITE da empresa, aplicativo, telefone e whatsapp – 41 3013-8973.

DETRAN – O fechamento abrange os dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro. Nos dias 27, 28 e 29 a autarquia funciona normalmente, das 8h às 14h, e retoma o expediente normal no dia 03 de janeiro de 2022.

Entre o dia 29 de dezembro, a partir das 16 horas, e 03 de janeiro, pela manhã, o portal do Detran-PR estará com alguns serviços indisponíveis devido à manutenção e atualização dos sistemas. De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda, o sistema para pagamento do IPVA também estará paralisado para atualização nestes dias.

Desta forma, os cidadãos que necessitarem de algum serviço para este ano ainda deverão solicitá-lo ao órgão até o dia 29 de dezembro às 16 horas.

Fora deste período, o usuário pode contar com os mais de 130 serviços oferecidos de forma online – renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); 2º via da CNH; emissão de documentos; pagamentos de débitos e multas; consulta de informações.

HEMEPAR – As unidades estarão abertas todos os dias, exceto nos dias 24 e 25 de dezembro e 31 e 01 de janeiro.

FOMENTO PARANÁ – A Fomento Paraná terá o atendimento suspenso somente nos dias 24 e 31/12.

JUNTA COMERCIAL – A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) fecha dia 22, às 17h, e retorna dia 3 de janeiro.

PARQUES ESTADUAIS – Os parques estaduais do Paraná não receberão visitantes nos dias 25 de dezembro e 01 de janeiro. Nas demais datas, as Unidades de Conservação funcionam normalmente, até as 17 horas, fechando apenas nas terças-feiras para manutenção.

Apenas o Caminho do Itupava, atrativo do Parque Estadual Serra da Baitaca, na Região Metropolitana de Curitiba, permanece fechado para visitação devido às obras de reparos na trilha.

RECEITA ESTADUAL – O atendimento ao público nas agências e delegacias da Receita será suspenso a partir do dia 23, retomando as atividades no dia 03 de janeiro.

SANEPAR – As Centrais de Relacionamento funcionarão normalmente de segunda a quinta. Nas sextas (24 e 31), funcionarão no período da manhã em todas as localidades. O 0800 200 0115 vale todos os dias.

PROCON – Atendimento presencial fecha dia 23 de dezembro e retorna dia 03 de janeiro de 2022. O atendimento online será feito ininterruptamente através deste endereço. Os Procons municipais seguirão decretos estabelecidos pelas prefeituras.

ESPAÇOS CULTURAIS – A maioria só fecha no dia dos feriados de Natal e de Ano-Novo, dando a oportunidade a visitantes e turistas aproveitarem os dias livres para a experiência de ver uma boa mostra. Para acessar os horários e a programação dos espaços culturais acesse AQUI.