As repartições públicas estaduais terão escala especial de funcionamento no feriado do Dia de Tiradentes, celebrado nesta quinta-feira (21). Na data é comemorado o dia de Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, patrono das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.

O governo estadual também decretou ponto facultativo na sexta-feira (22).

Veja o horário de funcionamento de órgãos públicos da rede estadual:

HOSPITAIS DO ESTADO – Funcionarão normalmente todos os dias.

FARMÁCIAS DO PARANÁ – As Fármacias do Paraná não abrem na quinta-feira. Na sexta-feira apenas as unidades da 2ª Regional de Saúde – Metropolitana (8h às 17h), 17ª RS – Londrina (7h às 18h) e 18ª RS – Cornélio Procópio (8h às 12h) estarão funcionando. O atendimento retorna na segunda-feira (25).

HEMEPAR – Todas as unidades da rede Hemepar estarão fechadas para coleta de sangue nesta quinta-feira (21). Os espaços reabrem a partir de sexta-feira (22) e funcionam em horário normal.

ESCOLAS ESTADUAIS – Não haverá aula na quinta (21) e sexta-feira (22).

RECEITA ESTADUAL – Não haverá expediente em todas as agências na quinta e sexta-feira.

DETRAN – Não haverá atendimento na quinta e sexta-feira. As unidades de todo o Estado retomam as atividades na segunda-feira (25), das 8h às 14h.

POLÍCIA CIVIL – As delegacias da Região Metropolitana e a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vão atender normalmente, em regime de plantão, na quinta e sexta-feira, exceto a área administrativa. Os Centros Integrados de Atendimento ao Cidadão (Ciacs) que funcionarão no feriado são anexos ao 1º Distrito (Rua André de Barros, 671, Centro, 3212-6100) e ao 8º Distrito (Av. Pres. Wenceslau Braz, 47, Portão – 3212-6100).

PROCON – Não funcionará na quinta e sexta-feira. O atendimento será retomado na segunda-feira, das 9 às 17h.

CEASAS – As cinco unidades da Ceasa do Paraná, em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, estarão fechadas na quinta-feira (21). Todas as unidades retomam as atividades de comercialização de hortigranjeiros e demais serviços na sexta-feira (22), em horário normal, das 4h30 às 17 horas.

AQUÁRIO DE PARANAGUÁ – Funcionará normalmente, das 10h às 18h.

COPEL – As agências e postos de atendimento da Copel em todo o Estado fecham na quinta-feira (21) e abrem na sexta-feira (22). Em casos de falta de energia ou emergência, os consumidores podem ligar para o 0800 51 00 1160800 51 00 116 FREE.

SANEPAR – As agências da Sanepar fecham na quinta e sexta-feira e voltam a atender na segunda-feira em horário normal, das 8h às 17h. A Sanepar atende 24 horas pelo 0800 200 01150800 200 0115 FREE.

HOSPITAL VETERINÁRIO DA UEL – O atendimento será mantido com o plantão 24 horas na quinta-feira. Serão atendidos casos de urgência e emergência, como atropelamentos, partos, intoxicações ou similares. Na sexta-feira (22) o hospital funcionará normalmente.

BIBLIOTECA – A Biblioteca Pública do Paraná não terá expediente de quinta-feira a sábado (23) e retornará na segunda-feira, das 8h30 às 20h. Atividades que estavam programadas para a sexta-feira e o sábado, em comemoração à Semana Nacional do Livro Infantil, serão transferidas para a próxima semana.

MUSEUS – O MIS estará fechado de quinta (21) a segunda-feira (25).

O MON abrirá das 10h às 18h nesta quinta-feira (21). Os visitantes podem ver as exposições MAC/MON: um diálogo, Charif Benhelima, Polaroids: 1998-2012, Olhar InComum: Japão Revisitado, Moderna para Sempre, Nos Pormenores um Universo – Centenário de Vilanova Artigas, Obras sob Guarda do MON, Museu em Construção, Cones, Espaço Niemeyer, Pátio das Esculturas e duas salas que contam com obras da coleção do Museu: Histórias do Acervo MON – em Aberto.

O MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO PARANÁ abriga duas exposições: A Cor no Espaço, o Espaço na Cor e Alumbramento. A primeira, com curadoria de Ronald Simon e obras de 62 artistas, registra passagens importantes de alguns movimentos da arte, como a pop-art brasileira, o abstracionismo geométrico, o expressionismo abstrato, etc. A segunda, do artista Luis Lopes, apresenta cerca de 20 pinturas que retratam uma dança de cores a ser desvendada.

O MUSEU ALFREDO ANDERSEN reúne quatro novas exposições: Cultura Paranaense – Percepções de Andersen, Coletiva – 5, 10 e 20, Cavernas do Paraná – Birgitte Tumber e ARS Magoo. Com curadoria de Luiz Carlos Brugnera, a exposição de obras do curitibano Alessandro Rüppel Silveira, conhecido como Magoo, é uma homenagem póstuma ao artista que faleceu em abril de 2015.

Quem for ao MUSEU PARANAENSE poderá ver a nova exposição Trajes Típicos Regionais Portugueses, que resgata um pouco da história de formação da imigração portuguesa, por meio dos trajes típicos, instrumentos, músicas e outros aspectos do imigrante português. Os visitantes poderão ver também as mostras Tempo de Brincar, Circuito da Ocupação do Território Paranaense, Dinheiro e Honraria: o Acervo de Numismática do Museu Paranaense, Indústrias Paranaenses, Um Lar de Família, Rituais Indígenas e a Construção do Corpo, além do Memorial à Indústria da Erva-Mate e do Pavilhão da História do Paraná, que faz a linha do tempo desde a pré-história até o início do século XX, e a Coleção de Moedas Romanas do Museu Paranaense.

O CENTRO JUVENIL DE ARTES PLÁSTICAS estará fechado de quinta a domingo.

O MUSEU DO EXPEDICIONÁRIO abriga a exposição referente à participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial. Os visitantes têm acesso a diversos materiais históricos – documentos, objetos, fotografias, filmes, mapas, livros, ilustrações – que mostram a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial.

O HALL DA SECRETARIA DA CULTURA estará fechado de quinta a domingo.

A entrada é gratuita em todos os espaços, com exceção do Museu Oscar Niemeyer, que tem ingressos a R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita.