15.4 C
Curitiba
sexta-feira, 24 maio 2024

Corpo de Bombeiros faz mais de 700 salvamentos no Litoral durante o Verão Maior Paraná

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná já contabiliza 741 salvamentos e 85.077 ações preventivas no Verão Maior Paraná, de 17 de dezembro de 2022 a 16 de janeiro de 2023.

Balanço divulgado nesta segunda-feira (16) indicou que o CBMPR também localizou 398 crianças que estavam perdidas nas areias. Por conta disso, o uso da pulseirinha de identificação se tornou indispensável. Até o momento, as equipes já distribuíram 8.413 pulseiras de identificação.

Durante a temporada do Verão Maior Paraná, o litoral paranaense conta com um efetivo de 535 bombeiros militares e 133 guarda-vidas civis, que estão nos 92 postos distribuídos em toda orla.

Os postos de guarda-vidas funcionam diariamente nas praias de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Ilha do Mel, além um posto tático-móvel em Morretes. Há ainda embarcações para auxílio nas rondas marítimas e nos salvamentos.

Nos primeiros 30 dias no Verão Maior Paraná foram 741 salvamentos em água e houve, infelizmente, oito mortes. O Corpo de Bombeiros reforça que é preciso seguir as medidas de segurança para que o passeio seja tranquilo.

Segundo a porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitã Thayane de Lima, o CBMPR tem ressaltado aos banhistas que sempre procurem uma área protegida pela corporação. “Nós trabalhamos diariamente das 8h às 19h e temos 92 postos espalhados em todo o nosso litoral. É muito importante que ao entrar no mar o banhista procure essa área protegida, porque se precisar intervir de alguma forma estamos mais próximos”, disse.

Ela orienta também que os banhistas que já possuem uma conduta segura com habilidade em nadar não extrapolem os seus limites físicos. Não fazer uso de bebidas alcoólicas antes de entrar no mar, evitar entrar logo após se alimentar e não desviar a atenção das crianças estão entre as recomendações da capitã. “Observar e obedecer as bandeiras de sinalização é outro ponto de destaque”, acrescenta. Eles indicam onde é seguro se banhar.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS