15.9 C
Curitiba
sexta-feira, 14 junho 2024

Curitiba oferece mais duas semanas de programação gratuita de férias nos Faróis de praça

Oficinas de mandala e dobraduras, pintura facial, mesas de jogos, adivinhas, piqueniques literários e, claro, as tradicionais contações de histórias para crianças estão disponíveis até o final deste mês de julho, férias das crianças, nos Faróis do Saber de praça das dez regionais da cidade.

Desde o início do mês, os Faróis do Saber e as bibliotecas temáticas de Curitiba trazem diversas opções gratuitas de lazer, cultura e diversão para o período de férias. A programação é organizada para encantar toda a família e também turistas.

“Visitantes, crianças e comunidade são muito bem-vindos. Os visitantes podem escolher ouvir histórias, aprender uma nova habilidade nas oficinas, além de emprestar livros”, indica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

No Memorial Árabe (Farol Gibran Khalil Gibran), a agente de leitura Maria Alice Tondin recomenda as contações de histórias e o acervo da biblioteca. “Recebemos turistas de várias partes do mundo, que ficam impressionados com a beleza do local e curtem as histórias”, relata Alice.

Neste mês de julho, o local, que fica perto do Passeio Público, já recebeu turistas de Brasília (DF), Maranhão, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e interior do Paraná.

O engenheiro Renan Oliveira e a ilustradora Juliana Lopes, ambos de São Paulo, fizeram um passeio pela Linha Turismo e decidiram descer para conhecer o Memorial Árabe.

“Olhando de fora, até pensamos que era uma mesquita, não imaginava que teria uma biblioteca, é realmente lindo aqui dentro”, comentou Renan. Eles fizeram a oficina de dobraduras.

Os irmãos Giovanni e Felippo Oldnoni, de 10 e 8 anos, também aprenderam a fazer figuras de gatos dobrando papéis. “Muito legal”, disse Giovanni. Eles são de Itajaí, Santa Catarina, e saíram para um passeio no centro com a família.

Atividades como essa seguem disponíveis nas dez regionais. O público infantil tem diversas opções de mediação de leitura no Farol Machado de Assis, nas Mercês.

Para o final do mês, uma opção interessante aberta à comunidade está na Biblioteca Pedagógica e Inclusiva Darcy Ribeiro, na Ébano Pereira. No dia 29/7, às 9h e às 13h, tem exposição de contos de fadas adaptados ao contexto brasileiro pelos autores Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho, com ilustrações de Walter Lara.

CLIQUE AQUI para conferir todas as opções disponíveis nos faróis para este mês de julho

 

Serviço

Faróis do Saber em Praças e Bibliotecas Temáticas
Horário: 8h às 17h

Veja aqui a lista de todos os Faróis de praça.

Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS