Debates, cursos e flash mob vão marcar a Semana Curitiba Lê

Grandes nomes da literatura brasileira vão se encontrar para discussões sobre incentivo à leitura, na Semana Curitiba Lê que comemora os 9 anos do programa da Fundação Cultural de Curitiba. O evento gratuito será feito de 8 a 11 de abril, com destaques na programação sempre às 19h, na Capela Santa Maria. 

Entre eles está a presença de Maria Valéria Rezende com seu novo romance “Carta à rainha louca”. Já Rosana de Mont’Alverne Neto discute a censura no livro infantil e José Castello e vai promover uma grande roda de leitura. 

Estão previstos ainda outros eventos, como cursos gratuitos sobre temas diversos e ações de roda de leitura, contação de histórias e varal literário nas Casas da Leitura das dez Regionais Administrativas da cidade. 

Abre a programação, na segunda-feira (8/4), o debate ‘O direito à literatura: a censura do livro infantil na contemporaneidade’. A censura à literatura infantil é um velho fantasma que volta à cena contemporânea e a palestrante Rosana de Mont’Alverne Neto vai discutir casos específicos, mostrar como se manifestou a censura a livros na história e apresentar pontos para reflexão e debate. 

Em parceria com o Litercultura, a Semana promove na terça-feira (9/4) uma grande Roda de Leitura com José Castello e leitores inscritos no momento, a partir de textos do próximo Litercultura. Outra ação literária está prevista para ocorrer na quinta-feira (11/4), com a mesa-redonda sobre ‘Ações de leitura e formação para o sensível’, com a presença de Bel Santos Mayer, Pierre André Ruprecht e Flávio Stein. 

Ponto alto da programação é o pré-lançamento do romance “Carta à rainha louca” da escritora Maria Valéria Rezende. A autora pernambucana ministra a palestra ‘Leitura: caminho aberto para vários mundos’, nela fala de sua vivência que a leva a percorrer quatro continentes formando novos leitores, as várias experiências e modos de fazer brotar leitores e livros, de sua própria autoria e de muita gente. 

Flash Mob

Encerra a Semana um encontro com o objetivo de incentivar à leitura, o “Flash Mob, o Leitor” na sexta-feira (12/4), das 16h às 17h, na Praça Rui Barbosa. Uma intervenção urbana do Programa Curitiba Lê, com o intuito de ocupar parte da rua com um grande número de leitores.

Todos os interessados devem se dirigir ao local indicado e ler, durante uma hora, um livro de sua preferência.

Uma das recomendações é que em momento algum, os participantes assumam que o evento foi previamente programado e que se chama Flash Mob para não comprometer o efeito da ação.

Programa

Criado em 2010 pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o programa Curitiba Lê é composto por um conjunto de ações de fomento, difusão e formação que visam aumentar quantitativa e qualitativamente os índices de leitura entre crianças, jovens e adultos.

Atualmente o Curitiba Lê conta com 16 Casas da Leitura e o Bondinho da Leitura no Calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro. Além dos espaços físicos, o programa o também promove ações diretas junto à comunidade oferecendo atividades de rodas de leitura e contações de histórias, laboratórios de leitura, palestras, seminários e oficinas de análise e criação literária.


Serviço: 
Confira a programação completa: https://bit.ly/2YIbEmC

Inscrições para as Oficinas aqui: 
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQyMNF-FJTL5heZ-qd1RW84GjeASCwTJm7Rqd7S8XEGL2JVA/viewform?usp=sf_link

Inscrições para a Programação Especial no link:

encurtador.com.br/gkqW7

FLASH MOB “O LEITOR”
Data: 12 DE ABRIL (SEX)
Horário: 16h às 17h
Local: Praça Rui Barbosa