19.4 C
Curitiba
sexta-feira, 17 maio 2024

Em Feira do Sebrae, Eduardo Pimentel destaca ações de Curitiba em favor de quem empreende

O vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, destacou as ações da Prefeitura de Curitiba em favor de quem empreende na cidade na abertura da Feira do Empreendedor 2023, na tarde desta quinta-feira (14/9), no Viasoft Experience, no Campo Comprido.

Ao lado do governador Carlos Massa Ratinho Junior, Eduardo Pimentel lembrou das ações do poder público municipal nos últimos anos que facilitaram a vida de quem tem um negócio, desde a abertura de uma nova empresa, com desburocratização, até incentivos, acesso ao crédito, capacitações, consultorias e inclusão tecnológica.

“Somos uma cidade empreendedora, como somos um país empreendedor e um estado empreendedor. Desde 2017, com o prefeito Rafael Greca, Curitiba intensificou as ações para facilitar a vida de quem tem um negócio. Fomos a primeira capital a flexibilizar a implantação de torres de telecomunicação para o 5G. Saímos na frente, oferecendo tecnologia que agiliza novas formas de ofertar produtos e serviços, fomentando a economia”, destacou o vice-prefeito.

Entre as ações em prol do empreendedorismo, a Prefeitura ampliou para 606 as atividades incluídas na Lei de Liberdade Econômica, que dispensa alguns alvarás para abertura de empresas. Aliada à integração de sistemas digitais, Curitiba hoje abre uma nova empresa em menos de duas horas.

Por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, os empreendedores curitibanos contam com os programas de capacitação e apoio para se desenvolverem, que vão desde a orientação para abrir uma empresa até o suporte para crédito financeiro.

Importante parceiro

Eduardo Pimentel também exaltou a contribuição do Sebrae para os avanços no apoio a quem quer empreender na cidade e no estado. “Sem dúvida nenhuma, é um dos maiores parceiros que o poder público municipal tem”, disse, ao lado do diretor-superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta.

Em parceria com a instituição, Curitiba tem nove Espaços Empreendedor, a porta de entrada para os 209 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) da cidade.

Nesses locais, os donos dos micro negócios recebem, gratuitamente, orientações, contam com apoio para abertura da empresa, emissão de documentos, consultorias, capacitações e acesso ao crédito.

A Feira

Sediada na capital paranaense, segunda melhor cidade para empreender e cidade mais inteligente do Brasil, a Feira é o maior evento de empreendedorismo do Paraná e contribui para o fomento do empreendedorismo do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação curitibano, e para o turismo de negócios na cidade.

São mais de 27 mil inscritos, vindos de pelo menos 70 municípios paranaenses, com participação massiva do público curitibano e da Região Metropolitana (RMC). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento.

São quatro dias de programação intensa. Nesta quinta-feira (14/9), além da abertura oficial, houve palestra com Zico, um dos maiores jogadores da história do futebol mundial, sobre Como Formar Um Time Vencedor.

Até domingo (17/9), o evento oferece atendimentos e orientações para quem já possui empresa ou quer abrir uma; rodadas de negócios com compradores e vendedores dos setores de indústria, materiais de construção, metalmecânica e agronegócio.

Estande Curitiba

A Prefeitura de Curitiba está na Feira com um estande na área de exposição onde, até domingo (17/9), apresenta as ações do poder público municipal em favor dos negócios, com os programas Curitiba EmpreendedoraEmpreendedora Curitibana e Bom Negócio, gerenciados pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

A assistente administrativa Ariane Laressa de Paula, 32 anos, foi uma das visitantes do estande e diz ter ficado interessada nas capacitações ofertadas pelo Programa Bom Negócio.

“Para quem quer começar a empreender, quer crescer, todo apoio neste início de jornada é bem-vindo. Vim à feira para ver o que pode me ajudar”, disse Ariane.

Saber que Curitiba tem nove Espaços Empreendedor de apoio permanente aos microempreendedores, nos bairros, serve de incentivo para Ariane seguir adiante com o projeto de transformar sua produção artesanal de bijuterias em um novo negócio, formalizado.

“Foi bem interessante saber dos cursos gratuitos em perfil empreendedor, gestão dos negócios, marketing e vendas da Prefeitura. E também me interessei em me formalizar como microempreendedora individual”, disse Ariane.

A Prefeitura também marcou presença com a palestra do coordenador de Empregabilidade do Departamento dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, Adriano Laurindo, sobre a pessoa com deficiência como força geradora de produtos e serviços e também como nicho de consumo.

Também participaram da abertura oficial do evento o presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão, e o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves.

Serviço: Feira do Empreendedor Sebrae-PR 2023

Ingressos: gratuitos pelo site do evento
Data: 14 a 17 de setembro (quinta-feira a domingo), 14h às 22h
Local: Viasoft Experience (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Campo Comprido)

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 117 | ABRIL/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS