15 C
Curitiba
sábado, 18 maio 2024

Em Nova Iorque, Curitiba recebe troféu das 7 Comunidades Mais Inteligentes do Mundo

Curitiba recebeu, na última quarta-feira (25/10), o troféu de uma das sete Comunidades Mais Inteligentes do Mundo em 2023, reconhecimento do Intelligent Community Forum (ICF – Fórum de Comunidades Inteligentes). Este é o terceiro ano consecutivo que a capital paranaense é a única cidade da América do Sul selecionada para o Top 7.

A premiação foi entregue durante o ICF Global Summit 2023, realizado em Nova Iorque (Estados Unidos).

“Ano após ano, temos mostrado como Curitiba se diferencia das demais cidades, sendo pioneira em serviços que estimulam o pensamento inovador como caminho para o futuro. Somos cidade e comunidade inteligente, que sabe que a inovação só vale quando ela se transforma em processo social”, comemorou o prefeito Rafael Greca.

Representando Greca, o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, recebeu o troféu durante a cerimônia de entrega, ao lado de representantes das outras seis comunidades finalistas: Binh Duong  (Vietnã); Greater Geelong (Victoria, Austrália); Coral Gables (Flórida, EUA); Hilliard (Ohio, EUA); Sunshine Coast (Queensland, Austrália) e Durham Region (Ontário, Canadá). Binh Duong conquistou o título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo em 2023.

Segundo o ICF, as comunidades mais inteligentes do mundo representam modelos de transformação econômica e social no século 21. Exemplificam as melhores práticas em implantação e uso de banda larga, desenvolvimento da força de trabalho, inovação, inclusão digital e defesa que oferecem lições para regiões, cidades e vilas em todo o mundo, traçando novos caminhos para a prosperidade duradoura de seus cidadãos, empresas e instituições.

Projeção internacional e conexões

Além do troféu, a participação de Curitiba no ICF Global Summit 2023 foi uma oportunidade de projeção internacional das experiências curitibanas como modelo para outras localidades e de conexão com outras comunidades expoentes em iniciativas inovadoras e inteligentes.

Representando o prefeito de Curitiba, o presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão, apresentou as iniciativas inovadoras e de cidade sustentável da capital paranaense e que impactam no desenvolvimento econômico local, em um dos painéis do evento, ao lado da diretora executiva do Kingston Economic Development, Donna Gillespie, da cidade canadense de Kingston, com moderação do cofundador do ICF, Robert Bell. 

Também apresentou, ao Consulado da Finlândia os programas projetos e ações de sustentabilidade de Curitiba – a Pirâmide Solar, o Bairro Novo da Caximba, a Fazenda Urbana, o PlanClima,a  Mobilidade, o Fala Curitiba.

“Curitiba vive ótimos resultados plantados pela Prefeitura de Curitiba nesta gestão, com esforços de todas as secretarias para pensar soluções para questões do presente e antecipando-se às demandas do futuro. Ao integrar seu ecossistema de inovação, com o Vale do Pinhão, Curitiba estimula a participação da comunidade nas decisões sobre a cidade”, destacou Paixão.

Evolução progressiva

Com os investimentos da Prefeitura desde 2017 para transformar Curitiba em uma cidade inovadora, sustentável e inteligente, o desempenho de Curitiba no ranking do ICF teve evolução progressiva nos últimos cinco anos.

Em 2019, retornou ao ranking das 21 comunidades mais inteligentes do mundo após um hiato de onze anos.

Seguiu no Top21 nos dois anos seguintes e, em 2021, passou para o Top 7 das comunidades mais inteligentes finalistas, mantendo a posição em 2022 e 2023.

Processo de seleção

A Comunidade Mais Inteligente é escolhida anualmente pelo ICF após um processo classificatório de 12 meses. Na primeira fase, seleciona as 21 comunidades – bairros, cidades, regiões ou estados – mais inteligentes do mundo. 

Na sequência, uma nova rodada de avaliações afunila para o Top7, que este ano foi anunciado na segunda quinzena de junho e seguiu para a fase final, com análises quantitativas, qualitativas e visitas aos locais. 

Nos dias 28 e 29 de agosto, o auditor do ICF Doug McCollough esteve em Curitiba para fazer sua avaliação para a premiação do Intelligent Community Forum e foi recebido pelo prefeito Rafael Greca que, ao lado da primeira-dama Margarita Sansone, apresentou alguns dos projetos curitibanos que colocaram a cidade em destaque como comunidade inteligente global.

Predicados curitibanos

Em dois dias de agenda intensa, McCollough conheceu projetos e programas municipais que contribuem para tornar Curitiba referência em “smart communities”: visitou a Pirâmide Solar de Curitiba; a construção do Bairro Novo do Caximba; o coworking público Worktiba; o Cine Passeio; a Muralha Digital; a Fazenda Urbana e os Jardins de Mel; as Ruas da Cidadania; um dos nove Espaços Empreendedor; o Fab Lab do Cajuru; um Farol do Saber Inovação; o projeto Empregotech 40+.

Também conversou com a população e conheceu atores do ecossistema de inovação curitibano, o Vale do Pinhão, como a startup unicórnio madeiramadeira, a aceleradora Habitat Senai, o Lactec e a Fundação Araucária, e do Centro de Realidade Estendida da PUCPR.

McCollough e a esposa, Angela, visitaram, ainda, pontos turísticos da cidade, como o Bosque do Papa, Memorial Polonês, Memorial Paranista, Ópera de Arame, Parque Tanguá, Museu do Olho, Mercado Municipal, Jardim Botânico.

Fala Curitiba 

Chamou a atenção do auditor do ICF o programa de participação popular nas decisões do orçamento municipal, o Fala Curitiba, criado em 2017 e com 88,8 mil participações em 2023, entre reuniões presenciais, formulários online e preenchidos no Fala Curitiba Móvel e o programa de educação e conscientização de preservação do meio ambiente da Família Folhas. 

O auditor encerrou sua agenda em Curitiba como um dos palestrantes do Paiol Digital, em que destacou que Curitiba se tornou uma comunidade Top 7 em pouco tempo e este resultado tem sido visto por empresas, universidades, mídia e grupos industriais em todo o mundo.

O Prêmio

O Prêmio Intelligent Community Forum (ICF) reconhece, anualmente, ações de governança para prosperidade econômica, saúde social e riqueza cultural, que juntas tornam uma comunidade forte e resiliente.

O ICF é uma organização sem fins lucrativos para pesquisa de políticas de comunidades inteligentes, envolvendo todo o ecossistema da cidade, focadas na criação de empregos e desenvolvimento econômico sustentável.

Cidade e comunidade inteligente

O título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo é mais um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba para o desenvolvimento de um ecossistema inovador na cidade. Só em 2023, Curitiba já recebeu as seguintes premiações como cidade inteligente, inovadora e sustentável: 

  • Uma das 6 cidades mais inteligentes do mundo, com seu projeto de sustentabilidade (World Smart City Awards 2023);
  • 2º ecossistema emergente mais promissor para startups na América Latina (ranking Global Startup Ecosystem Report 2023); 
  • 2ª melhor cidade do Brasil para as startups pelo 3º ano consecutivo (relatório Startup Ecosystem Index Report 2023). 
  • Finalista do Seoul Smart City Prize (Coreia do Sul), com o case do Vale do Pinhão;
  • Top 3 do Latam Smart City Awards, o mais importante reconhecimento de iniciativas de cidades inteligentes da América Latina, com o case do Programa Curitiba Mais Energia;
  • 2ª cidade mais inteligente, tecnológica e inovadora do Brasil (ranking Connected Smart Cities 2023);
  • 2º lugar na categoria “Tecnologia e Inovação” do Ranking Connected Smart Cities 2023;
  • Selo Ouro Smart Cities 2023;
  • Cidade campeã no Ranking das Cidades com Serviços Inteligentes, (levantamento Conexis Brasil Digital e Teleco);
  • Top 3 no Prêmio Nacional de Inovação (PNI), na categoria Ecossistema de Inovação de Grande Porte (Sebrae Nacional, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI).
  • Selo Diamante em excelência no atendimento do Espaço Empreendedor do Pinheirinho, concedido pelo Sebrae Nacional. A unidade foi uma das nove entre 1,3 mil salas do Brasil que conquistou a condecoração máxima.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 117 | ABRIL/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS