O Cine Passeio é uma experiência. Seja no sofá de casa, na cafeteria do local ou nas poltronas das salas de exibição, o multifacetado cinema de rua da Prefeitura de Curitiba é referência para cinéfilos e comemora neste domingo (27/3) três anos.

Duas programações celebram a data. A primeira é a transmissão da cerimônia de premiação do Oscar 2022. O Cine Passeio abre também na semana de aniversário, de 31 de março a 13 de abril, a 2ª Mostra Curitiba de Cinema, uma programação totalmente gratuita em homenagem ao cinema local, com títulos que têm a capital paranaense como cenário.

Organizada pelos curadores Marcos Jorge e Marden Machado, a mostra tem seis títulos. “Os artistas locais sempre encontraram e encontrarão no Cine um espaço para mostrar seus trabalhos. A valorização do cinema nacional e paranaense sempre foi um objetivo para nós. Desde a abertura do espaço, não teve um mês, mesmo nas sessões virtuais, em que ficássemos sem um filme brasileiro em cartaz”, reforça Marden.

Programação da Mostra

Os filmes serão exibidos no Cine Luz, sempre às 19h30. Outros dois encontros no sábado, 9 de abril, reunirão profissionais e interessados na cena cinematográfica para discutir e estudar cinema.

“Formas de Narrar – da escrita à direção do filme A Mesma parte de um homem”, com a diretora Ana Johann, e “Produzir filmes em Curitiba”, com Cláudia da Natividade, Antônio Júnior, Diana Moro e Gil Baroni, são os temas dos bate-papos. Para participar é necessária a inscrição no site

Em cartaz seis títulos importantes rodados na capital paranaense poderão ser assistidos no cinema, três reapresentações e outras três estreias: Estômago, de Marcos Jorge; Alice Júnior, de Gil Baroni; e Lamento, de Claudio Bittencourt e Diego Lopes; A Mesma Parte de Um Homem, de Ana Johann; Jesus Kid, de Aly Muritiba; e Mirador, de Bruno Costa.

3 anos do Cine Passeio

Além da Mostra Curitiba de Cinema, entre os destaques exibidos nas salas do Cine Passeio estiveram os festivais o Olhar de Cinema e o Mia Cara Curitiba; as exibições exclusivas da Netflix e do filme Deserto Particular, de Aly Muritiba.

Entre os muitos desafios que um cinema de rua pode enfrentar, o Cine Passeio passou pela pandemia da covid-19 e saiu ainda mais fortalecido, com o lançamento de sessões virtuais, masterclasses virtuais e podcasts. Uma programação híbrida que permanece mesmo após a volta ao atendimento presencial.

Nesses três anos ainda, a programação do Cine Passeio ganhou novos espaços. O Coreto Digital, telão 360ª no centro do Passeio Público, e o Teatro da Vila, novo espaço cultural na CIC, também realizam exibições de filmes com a gestão e curadoria do Cine Passeio.

Todo esse trabalho criterioso resultou em dois prêmios. Em 2021, o Cine Passeio levou o Exibidor Destaque, prêmio da Expocine, maior feira de Audiovisual da América Latina, e recentemente, a menção honrosa no Human City Design 2021.

“Com os prêmios conquistamos também um público muito fiel, que esteve conosco quando migramos para o virtual e hoje aproveitam a programação do Cine Passeio em todos os espaços. Sempre estivemos de portas abertas a todos”, disse Marden.

Serviço: 2ª Mostra Curitiba de Cinema

Local: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro)
Data: de 31 de março a 13 de abril
http://www.cinepasseio.org/

31 de março
19h – Sala Luz – Abertura com a presença dos curadores Marcos Jorge e Marden Machado

19h30 – Sala Luz – Exibição do filme ESTÔMAGO com a presença dos atores João Miguel e Paulo Miklos Entrada gratuita – os ingressos deverão ser retirados 1 hora antes do início da sessão na bilheteria do espaço

6 de abril 
19h30 – Sala Luz – Pré-estreia exclusiva do filme A MESMA PARTE DE UM HOMEM com a presença do elenco Entrada gratuita – os ingressos deverão ser retirados 1 hora antes do início da sessão na bilheteria do espaço

9 de abril
10h às 12h – Sala virtual do Cine Passeio (evento virtual) – Masterclass “Formas de Narrar – da escrita à direção do filme A MESMA PARTE DE UM HOMEM”, com a diretora Ana Johann Entrada gratuita – inscrições no site do Cine Passeio

15h30 – Sala de Cursos do Cine Passeio (evento presencial) – Bate-papo PRODUZIR FILMES EM CURITIBA, com Cláudia da Natividade, Antônio Júnior, Diana Moro e Gil Baroni Entrada gratuita – inscrições no site do Cine Passeio