13.7 C
Curitiba
quarta-feira, 24 julho 2024

Escolas municipais de Curitiba estão prontas para a volta às aulas na segunda-feira

As 140 mil famílias com crianças e estudantes matriculados em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da rede de ensino curitibana se preparam para o segundo semestre letivo, que começa na segunda-feira (24/7).

Nestes dias que antecedem o retorno dos estudantes, as equipes das 185 escolas e 232 CMEIs se organizam para a retomada da rotina, com limpeza, consertos e reuniões.

Esta sexta-feira (21/7) foi dia de limpeza e arrumação nas unidades. Na Escola Municipal Herley Mehl (bairro Pilarzinho), a diretora Karine Braun organizou materiais na secretaria, enquanto a equipe de limpeza finalizava o serviço nas salas de aula, corredores e pátio. A unidade atende 675 estudantes, do pré ao 9º ano do Ensino Fundamental.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, lembra que é muito importante a frequência de todos, pois desde o ano passado o atendimento é 100% presencial.

“A mediação presencial é fundamental, temos trabalhado com afinco após a pandemia da covid-19 para garantir o melhor atendimento a nossos estudantes. A rede pública de ensino curitibana tem investido na recomposição das aprendizagens e pedimos a colaboração das famílias para que evitem as faltas ao máximo”, frisa Maria Sílvia.

Conforme o calendário da rede municipal, o segundo semestre letivo vai até o dia 22 de dezembro.

Formação profissional

Durante o recesso das crianças e estudantes, os profissionais da educação participaram da Expo Educação, realizada nos dias 5 e 6 de julho.

A sexta edição da Expo Educação abordou temas como alfabetização, organização pedagógica em ambientes virtuais, recomposição das aprendizagens, ChatGPT, metaverso, inteligência artificial, defesa pessoal e até meditação. Participaram palestrantes do Brasil, Espanha, Estados Unidos e Itália.

Dicas para um retorno tranquilo

– Conversar com a criança sobre a importância de retomar a rotina na escola

– Os estudantes vão retomar os horários de antes do recesso para as atividades. Para isso é melhor dormir mais cedo

– Verificar, no dia anterior, se todos os materiais necessários estão na mochila

– Deixar o uniforme preparado

– Verificar com a escola ou o CMEI o horário de entrada para evitar atrasos

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 121 | JULHO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS