19.4 C
Curitiba
sábado, 18 maio 2024

Estreia de programa inclusivo supera expectativas e movimenta Praça do Athletico

O lançamento do programa Lazer para Todos superou as expectativas dos organizadores. De acordo com contagem da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smelj), passaram pela Praça do Athletico cerca de 2.000 pessoas ao longo de toda a tarde de programação neste domingo (9/10) quente e de sol.

“Vivenciamos um lazer realmente inclusivo, todo mundo junto e misturado, interagindo”, comemorou Denise Moraes, diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, parceiro Smelj no programa.

O evento contou com brinquedos acessíveis, recreações variadas e apresentações de dança, com pessoal de associações da sociedade que trabalham com pessoas com deficiência. Também foi realizado um piquenique em comemoração ao Dia do Surdo (26/9).

“É uma iniciativa muito bacana, quanto mais eventos acessíveis e inclusivos tiver, melhor para todos”, disse Gabriela Godoy, dançarina cega de 27 anos que se apresentou na praça. “Isso mostra o que a gente pode [fazer].”

Além de dançarinos cegos, também se apresentaram grupos de dança com pessoas com Síndrome de Down.

Presença variada

Grande parcela dos frequentadores foi formada por Pessoas com Deficiência e seus familiares, mas houve também um bom número de outros frequentadores da praça, que tem um amplo espaço aberto e uma estrutura fixa variada (com quadras, parquinho, pista de skate e área verde).

“Era esse o espírito da coisa quando pensamos o programa, com muita interação entre todos”, diz o diretor de Lazer da Smelj, Jean Emmanuel Kulcheski.

Participantes

Cristiano Alves costuma levar o filho Pedro Miguel, cadeirante de seis anos, para brincar no parquinho acessível do Parque Barigui, que faz parte da estrutura de equipamentos acessíveis do município.

Ele conta que sempre que tem conhecimento de eventos voltados para inclusão leva o menino.

Memória, exemplo de integração

Um dos melhores exemplos da interação entre pessoas com e sem deficiência foi jogo de memória, brincadeira tradicional de associação de imagens por meio de cartas.

Acessível, a cartas incluíram a descrição da imagem em Braile (o sistema de escrita para cegos) e a tradução em Libras (a língua dos surdos). Dessa forma, todo mundo pode jogar junto ao mesmo tempo.

“Houve muita interação em todas as atividades”, disse Denise.

Flora, a Pessoa com Deficiência da Família Folhas, fez especial sucesso com as crianças ao longo do evento, sendo muito disputada para fotos.

Próximo evento

A Praça do Athletico (cujo nome oficial é Afonso Botelho) vai receber o Lazer para Todos sempre nos domingos em que que não houver jogo na Arena da Baixada, que fica ao lado da praça.

A próxima edição será realizada, portanto, no dia 23 de outubro, das 14h às 18h.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 117 | ABRIL/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS