10 C
Curitiba
sexta-feira, 19 abril 2024

Exposição traz cenas do rock alternativo curitibano para Gibiteca

A música alternativa curitibana marcará presença na Gibiteca, no complexo Solar do Barão, com a exposição Underground Ilustrado 3, que nesta edição apresenta peças visuais (ilustrações de capas de discos, desenhos de tatuagem, colagens) relacionadas ao universo do rock de garagem. A abertura da exposição será nesta sexta-feira (25/2), das 17h às 20h, com pequeno show na área externa do Solar.

Após a abertura, a mostra ficará aberta de terça a sábado, das 9h às 18h, até 15 de junho. A exposição acontece na Sala Noviski. A entrada é de graça, sem restrição de idade, mas com limite de 50 pessoas circulando simultaneamente no ambiente, devido à covid-19

Homenagem a Gustavo Rodrigues

As peças da exposição são artes visuais ligadas ao universo rock alternativo, como ilustrações de capas de discos, desenhos de tatuagem, colagens, bordados e até escultura. Serão exibidos trabalhos de 22 artistas da cena alternativa da cidade.

Nesta edição, a Underground Ilustrado homenageia o músico curitibano Gustavo Tavora Rodrigues, conhecido como Gustavão, baixista da banda Os Catalépitcos. Ele morreu ano passado por complicações da covid-19. O trio Os Catalépticos foi formado em 1996, encerrou as atividades em 2006 e voltou aos palcos em 2017.

Para Fúlvio Pacheco, coordenador da Gibiteca de Curitiba, a mostra foge da exclusividade do campo da arte comercial e tange o trabalho cultural e underground.

“São ilustradores que, em muitos casos, têm um outro emprego que não envolve necessariamente a arte. É uma linguagem de nicho, voltads para trabalhos alternativos”, disse o coordenador.

Essa é a terceira edição do Underground Ilustrado, que geralmente é vinculada com o Psycho Carnival – evento que não ocorrerá nesta em razão da pandemia.

Esquenta para Traços Curitibanos 4

Underground Ilustrado 3 é uma prévia do grande pacote de exposições Traços Curitibanos 4, que entrará em cartaz na Gibiteca a partir de 25 de março. A programação trará oficinas, exposições, palestras e lançamentos – tudo relacionado ao universo dos quadrinhos.

Traços Curitibanos vai ultrapassar as fronteiras da Gibiteca e também ocupará outros espaços do complexo de artes gráficas Solar do Barão, como o Museu da Gravura.

Serviço: Underground Ilustrado 3

Abertura – sexta-feira (23/2), das 17h às 20h
Visitação: de terça a sábado, das 9h às 18h, até o dia 15 de junho
Local: Sala Noviski da Gibiteca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão – Centro)
Entrada grátis

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS