15.9 C
Curitiba
sexta-feira, 14 junho 2024

Fala Curitiba abre a temporada de reuniões presenciais

Começa na próxima segunda-feira (15/5) a fase das reuniões presenciais do Fala Curitiba, a consulta pública promovida anualmente pela Prefeitura com o objetivo de ouvir sugestões da população para melhorar a cidade. Estão agendados 29 encontros até 7 de junho, sempre a partir das 19h, para facilitar a participação dos moradores.

Serão 16 noites de trabalhos. As primeiras acontecerão simultaneamente na Regional Bairro Novo, na Capela São Sebastião, e na Regional Boa Vista, no Colégio Estadual Pilar Maturana.

Estão programados quatro encontros nas regionais Boa Vista e Cajuru; três nas regionais Boqueirão, Bairro Novo, CIC, Matriz e Portão; e dois nas regionais Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara.

 Hora de defender as demandas

“É muito importante que as pessoas que já registraram suas demandas na primeira etapa, preenchendo o formulário pelo site ou com a ajuda dos aplicadores do Fala Móvel, compareçam. Esse será o momento de detalhar o teor dos seus pedidos com os técnicos da Prefeitura de cada área e defendê-los junto aos demais participantes”, frisa o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske. O órgão é responsável por desenvolver, promover e acompanhar a implementação do Fala Curitiba.

Unidade móvel do Fala Curitiba, o Fala Móvel é um carro plotado e tripulado por servidores da Prefeitura que percorre os bairros para facilitar a vida de quem não tem tempo, não sabe usar a internet ou prefere o formulário impresso.

Em quase 40 dias de circulação, o veículo já percorreu mais de 200 pontos da cidade. Neste sábado (13/5), fará sua última incursão pelos parques da cidade antes do início da fase presencial. Das 9h às 13h, ele estará estacionado no Parque São Lourenço.

O Fala Curitiba na prática

Desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, em 2017, o Fala Curitiba soma 403 demandas formuladas pela população e transformadas em ações pela administração municipal. Destas, 85% já foram concluídas e 15% estão em andamento.

Frutos da participação popular na gestão da cidade estão pelos bairros das dez Administrações Regionais da Prefeitura. A volta dos personagens da Família Folhas, por exemplo, é uma resposta a pedidos da comunidade da Regional CIC por ações de educação ambiental sobre a correta destinação das diferentes categorias de lixo.

Na Regional Boqueirão, a instalação de semáforos na esquina das Ruas Cleto da Silva e Carmelitas e a recente pavimentação da Rua Cascavel também decorrem do Fala Curitiba, assim como outras obras e serviços espalhados pela cidade.

Primeira fase

Neste ano, das 17 áreas que podem ser votadas na primeira fase da consulta, as duas que mais haviam recebido sugestões até quarta-feira (10/5) eram Obras, com 4.785 indicações, e Segurança, com 4.510.

Cada pessoa pode escolher cinco áreas que considerar prioritárias entre o total ofertado.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS