15 C
Curitiba
sábado, 18 maio 2024

Memorial Paranista, MuMA e Museu da Fotografia integram a Semana dos Museus em Curitiba

O multiartista wapichana Gustavo Caboco, um dos expoentes da arte contemporânea brasileira, é um dos convidados para a programação para a 21ª Semana Nacional de Museus no Memorial Paranista. O artista dará uma palestra na próxima terça-feira (16/5), às 19h30, sobre sua produção artística no campo das artes visuais, da literatura e da performance. As vagas são limitadas e as inscrições já estão abertas.

Gustavo Caboco nasceu Curitiba e wapichana é o nome da etnia à qual pertence, originária de Roraima, no extremo Norte do país. Ele tinha 10 anos quando acompanhou a mãe a uma viagem de volta à aldeia Canauanim, próxima à capital Boa Vista. Ali conheceu suas raízes indígenas e estabeleceu a conexão que se tornou o tema central de sua produção artística.

Sua obra se materializa em desenhos, bordados, textos, vídeos, murais, performances e objetos, e propõe uma discussão sobre os deslocamentos dos corpos indígenas e o resgate da memória e do imaginário dos povos tradicionais brasileiros nas artes. Em 2021, sua performance Kanau’kyba foi apresentada na 34ª Bienal de São Paulo.

Outras atrações

Além da palestra de Gustavo Caboco, o Memorial Paranista terá outras atividades durante a Semana Nacional dos Museus. No dia 20 de maio, às 10h30, será realizado workshop gratuito sobre Criação de Pigmentos Naturais, utilizando como matéria-prima espécies de plantas da Mata Atlântica.

Nos dias 20 e 21 (sábado e domingo), às 16h, o grupo Baquetá apresenta o espetáculo Nhanderecó. O grupo reuniu diferentes contos e histórias do povo guarani que apresentam a relação destes com os animais e com os elementos da natureza (terra, ar, água e fogo).

As inscrições para todas as atividades são gratuitas e devem ser feitas pelo Sympla.

Semana dos Museus

A 21ª Semana Nacional dos Museus acontece de 15 a 21 de maio em todo o país com o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”. Mais de 1.110 museus e instituições culturais e educativas em todo o Brasil participam desta edição, promovida para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

A Fundação Cultural de Curitiba se integra à programação com exposições e ações educativas no Memorial Paranista, no Museu da Fotografia e no Museu Municipal de Artes – MuMA.

Programação da 21ª Semana Nacional dos Museus

Endereço: Memorial Paranista do Parque São Lourenço (R. Mateus Leme, 4.700)
Entrada grátis

1- Memórias e territorialidades através da arte, palestra de Gustavo Caboco Wapichana
Mediação: Thiago Correa
Data: 16 de maio (terça-feira), às 19h30
Inscrições: https://www.sympla.com.br/memorialparanista

2- Workshop Criação de Pigmentos Naturais
Data: 20 de maio (sábado), às 10h30
16 anos / Gratuito / 90 min
Inscrições: https://www.sympla.com.br/memorialparanista

3- Nhanderecó – Grupo Baquetá
Data: 20 e 21 de maio (sábado e domingo), às 16h
Ingressos: https://www.sympla.com.br/teatrocleonjacques

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 117 | ABRIL/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS