15 C
Curitiba
segunda-feira, 20 maio 2024

Fala Curitiba vai às ruas para saber o que a população deseja para a cidade

Os curitibanos já começaram a escolher as prioridades que poderão estar na Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2024. Eles estão participando, desde a 0h desta segunda-feira (24/7), da terceira e última etapa da consulta pública Fala Curitiba.

Nesta terça-feira (25/7), o Fala Móvel – o carro com a logomarca da ação que percorre os bairros – estará nos bairros Rebouças, Santa Felicidade, Parolin e CIC/Vila Verde pela manhã e, à tarde, no Jardim Botânico, São Braz, Guaíra e CIC/Vitória Régia.

Pelo site ou no Fala Móvel – que passará por 60 pontos da cidade até as vésperas das reuniões finais – todos os moradores podem registrar suas demandas por obras e serviços e, ao lado da Prefeitura, participar da gestão compartilhada da cidade. Nesta fase, o público vai escolher entre 281 ações agrupadas em 17 áreas e eleger, na opinião de cada um, as cinco mais importantes.

 

Cidadania e sugestões

Morador do Centro há 6 meses, o vendedor Allan Gabriel Bernardo participa da consulta pela primeira vez. “Tem algumas sugestões que eu gostaria de ver escolhidas, mas a principal é sobre Segurança. Um carro permanente da Guarda Municipal aqui cairia muito bem aqui”, diz ele, que preencheu o formulário do programa no Fala Móvel estacionado na Praça Generoso Marques.

Quem também passou pela mesma unidade móvel foi a comerciante Maria Lopes Bonamigo, que há 16 anos tem um restaurante em frente à praça. “Todo o ano a gente participa – eu e outros comerciantes – e já conseguimos ter muitas demandas atendidas. Uma das questões mais urgentes, agora, é a dos moradores de rua que não querem ir para os abrigos e ficam na frente dos estabelecimentos”, disse.

Interessado em ajudar a Prefeitura a resolver a mesma questão, o vendedor da loja de lentes e armações para óculos Vítor Samaroni Teixeira de Souza tem uma sugestão. “Uma das prioridades que escolhi foi na área de Ação Social e eu gostaria de sugerir a instalação de banheiros para as pessoas que dormem na rua, para que as portas das lojas fiquem livres do mau cheiro”, disse Vítor, que há 11 anos deixou Camboriú, no litoral catarinense, por Curitiba. “A cidade é boa, mas se eu puder ajudar a melhorar, contem comigo”, disse Vítor, que há 3 anos trabalha na mesma ótica em frente à Generoso Marques.

Serviço: Fala Curitiba na reta final

COMO PARTICIPAR

Pelo site, a partir da meia-noite de 24/7 até 48h antes da respectiva reunião regional

Pelo Fala Móvel, também a partir da meia-noite de 24/7 e até 02/8, dependendo da data de cada reunião regional, de manhã e à tarde

Na reunião na Regional onde moram os cidadãos, de 31/7 a 4/8, às 19h

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 117 | ABRIL/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS