O segundo dia do Festival de Empreendedorismo do Vale do Pinhão, nesta quinta-feira (6/10) teve palestra sobre marketing pós-venda e a fidelização de clientes, na Rua da Cidadania do Pinheirinho.
Apresentada pelas consultoras credenciadas do Sebrae Camila Klüppel e Patrícia Dorfman, a palestra abordou temas como a estruturação de uma boa logística reversa, a importância de atualizar o cliente sobre o status da compra e oferecer promoções exclusivas, além de formas de conciliar todos os estágios de produção, venda e entrega e o marketing do produto.
“As estratégias de fidelização que apresentamos hoje são práticas e didáticas, de forma viável para o pequeno empreendedor, que nem sempre tem sistema operacional ou para fazer a manutenção desse relacionamento com o cliente”, explica Camila.
Segundo Patrícia Dorfman, o ponto central da palestra foi o cliente e o relacionamento após a concretização de uma venda. “É muito importante atrair novos clientes, mas é preciso dar atenção à pessoa que já deu um voto de confiança ao seu negócio, porque é mais barato manter esse contato e, assim, nós contamos com essa pessoa para divulgar, elogiar e recomendar nosso serviço”, justifica.
O Festival de Empreendedorismo do Vale do Pinhão é organizado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Sebrae, com patrocínio de Viacredi e Sicredi.
Oportunidades
Segundo a Agência Curitiba de Desenvolvimento, a maioria dos inscritos no seminário eram pequenos empreendedores autônomos. Entre eles, a professora particular de francês Monalisa Hasman, de 45 anos, que há três anos vem investindo também em terapias integrativas.
“Eu trabalho com desenvolvimento pessoal, seja para o bem-estar mental ou aprendizado de uma nova língua, então é importante que o cliente saia satisfeito e confiante após me procurar. Depois do conteúdo apresentado, acredito que poderei conhecer melhor meus clientes e traçar formas para efetivamente ajudá-los”, relata.
Festival de Empreendedorismo
A 4º edição do Festival de Empreendedorismo do Vale do Pinhão acontece até sábado (8/10). O festival reúne microempreendedores e pequenos empreendedores individuais capacitados pelos programas da Agência Curitiba de Desenvolvimento, além de órgãos municipais, parceiros e patrocinadores que ofertam produtos e serviços voltados à gestão empresarial.
São 80 expositores com mais de 1.000 produtos e serviços, além de palestras e mentorias. Empreendedores capacitados pelos programas do Vale do Pinhão também apresentarão os serviços desenvolvidos em suas empresas e startups.
O evento é voltado para alunos empreendedores, empresas parceiras, patrocinadores, micro e pequenos empreendedores, pessoas que têm interesse em iniciar um negócio e a comunidade em geral.
Programação
Na sexta-feira (7/10), às 14h, acontece uma rodada de negócios no complexo do Imap no Parque Barigui; e no sábado (8/10), último dia do evento, às 14h, ocorre uma mentoria para troca de experiências entre profissionais especializados e empreendedores também no Barigui. A lista de expositores pode ser conferida aqui.