15 C
Curitiba
segunda-feira, 20 maio 2024

FIFA autoriza testes para uso de vídeo replay para auxiliar árbitros

A International Board (IFAB), aprovou testes para uso de vídeo para ajudar os árbitros. Experimentos serão realizados por um período de dois anos antes de que uma decisão final seja tomada sobre a possibilidade de adotar a tecnologia permanentemente.

A FIFA descreveu como uma “decisão histórica”. Os testes permitirão os árbitros a recorrer à assistência de vídeo para ajudar a determinar quatro categorias de momentos de mudança de jogo: gols marcados, cartões vermelhos, penalidades e identidade equivocada.

Nos testes, um árbitro assistente terá acesso a replays de vídeo durante os jogos e é quem analisará um incidente, a pedido ou poderá comunicar-se com o árbitro de forma proativa sobre um incidente que pode ter sido perdido pelo árbitro e seus auxiliares em campo.

“Tomamos realmente uma decisão histórica para o futebol”, disse o novo presidente da Fifa, Gianni Infantino, numa conferência de imprensa na capital Cardiff Welsh. “Nós mostramos que estamos ouvindo os fãs e jogadores. Estamos aplicando o senso comum. Claro que temos de ser cautelosos, mas também estamos abertos a tomar medidas concretas.”

A decisão de usar a tecnologia de vídeo segue a introdução da tecnologia usada na linha de gol, que foi autorizada pela FIFA na Copa do Mundo de 2014 e será utilizada pela UEFA na final da Liga dos Campeões e Liga Europa desta temporada.

Associações de futebol já manifestaram apoio à introdução de tecnologia de vídeo e a Federação Holandesa (KNVB) já realizou seus próprios testes para a verificar a viabilidade do uso de vídeo para ajudar os árbitros.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 117 | ABRIL/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS