19.4 C
Curitiba
sexta-feira, 17 maio 2024

Fim de semana tem Mostra Internacional de Artes para Crianças em Curitiba

Neste fim de semana, os espaços da Fundação Cultural de Curitiba oferecem uma variedade de atividades, especialmente para os curitibinhas. A Mostra Internacional de Artes para Crianças terá criação poética com os pequenos e apresentação de teatro de bonecos. Para os adultos, o clássico Cineclube do Atalante e a peça Aqui é Minha Casa estão em destaque.

Uma apresentação do circo Keep On e um encontro de tradições brasileiras, ciganas e árabes completam a programação cultural do fim de semana.

 

Mostra Internacional de Artes para Criança

A mostra vai ocupar o Memorial de Curitiba, no São Francisco, e também o Teatro Cleon Jacques, dentro do Memorial Paranista, no Parque São Lourenço. 

Na sexta-feira (15/9), às 19h, o espetáculo In Concertina, protagonizado pelo palhaço Ritalino, encherá de risos e música o teatro do Memorial de Curitiba. Ritalino inicia uma saga para vencer os obstáculos que surgem, numa batalha com partituras e bombas, melodia e marretas. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente até meia hora antes da sessão começar.

No sábado (16/9), o espetáculo Pô-ema apresenta uma experiência interativa que mistura teatro, literatura e audiovisual. O evento acontecerá às 10h no Teatro Cleon Jacques, dentro do Memorial Paranista. Na história, as crianças se deparam com uma escritora em crise, que sente que sua inspiração e suas poesias estão desaparecendo. Com a ajuda da plateia, ela descobre que uma Ema está se alimentando de seus versos, e assim, a plateia é convidada a criar poemas junto à escritora.

A performance de dança Chiffonade também toma o palco do teatro do Memorial, com um espetáculo inesquecível. No palco, uma esfera em forma de concha e planeta abriga uma figura e uma multiplicidade de figuras, que conduz a dança e dá origem a novos mundos a partir do tecido.

O número de dança será às 16h de sábado (16/9) e às 10h de domingo (17/9), os ingressos serão distribuídos de forma gratuita até meia hora antes da sessão.

Cinema

O Cineclube do Atalante apresenta na Cinemateca de Curitiba o thriller Viver e Morrer em Los Angeles, dirigido por William Friedkin. O filme narra a história do agente federal Richard Chance, que, após o assassinato de seu parceiro de longa data, embarca em uma busca vingativa pelo falsificador Eric Masters. A sessão será às 16h de sábado (16/9) e a entrada é gratuita.

Aqui é Minha Casa, do coletivo curitibano AP da 13, é a peça de teatro que será apresentada no tradicional Novelas Curitibanas. Trabalho de pós-pandemia destaca a necessidade do encontro, da subjetividade e da experiência, bem como a importância do teatro. A entrada é gratuita e a apresentação está marcada para às 20h.        

Respeitável público!

O espetáculo de circo contemporâneo Keep On combina teatro e dança com as práticas circenses, além de ser inspirado em obras do absurdo. O evento acontece no Circo da Cidade, sábado (16/9) e domingo (17/9), às 15h, com entrada gratuita.

Domingo, às 9h30, no pavilhão étinico no Memorial de Curitiba o dia começa com muita cultura, apresentando um encontro de tradições brasileiras, ciganas e árabes. As atrações incluem dança de roda, dança do ventre e viola caipira e são gratuitas. 

Agenda cultural deste fim de semana (15 a 17/9)

SEXTA-FEIRA (15/9)

In Concertina
Horário: 19h
Classificação: Livre
Teatro Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)


SÁBADO (16/9)

Pô!Ema – Criação Poética Com Crianças
Horário: 10h
Classificação: Livre
Teatro Cleon Jacques (R. Mateus Leme, 4700 – São Lourenço)

Clube de Leitura do Vestibulando – Nove Noites, de Bernardo Carvalho
Horário: 14h
Classificação: 14 anos
Casa de Leitura Wilson Bueno (Av. Rep. Argentina, 3.432 – Portão)

Viver e Morrer em Los Angeles – Cineclube do Atalante
Horário: 16h
Classificação: 16 anos
Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)


SÁBADO E DOMINGO (16 e 17/9)

Chiffonade
Horário: 16h (sábado) e 10h (domingo)
Classificação: Livre
Teatro do Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)

Aqui é Minha Casa
Horário: 20h
Classificação: 16 anos
Teatro Novelas Curitibanas (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco)

Keep on
Horário: 15h
Classificação: Livre
Circo da Cidade (R. Dr. Benedicto Siqueira Branco, S/N – Alto Boqueirão)


Domingo (17/9)

Tradições brasileiras, ciganas e árabes no Pavilhão Étnico de Curitiba
Horário: 9h30
Classificação: Livre
Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 117 | ABRIL/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS