20.4 C
Curitiba
sábado, 24 fevereiro 2024

Greca comemora com a população 1.000 km de asfalto novo por toda a Curitiba

Na tarde desta terça-feira (21/11), o prefeito Rafael Greca comemorou com a população de Curitiba a marca de 1.000 km de pavimentação, abrangendo todos os 75 bairros, entre intervenções concluídas e obras em andamento. Ele também liderou uma inspeção nas obras de reciclagem do asfalto em ruas do Jardim Gabineto, no bairro Cidade Industrial de Curitiba. As intervenções, parte integrante do Programa Asfalto Novo da Prefeitura, visam revitalizar a infraestrutura viária da cidade.  

“Nós estamos comemorando mil quilômetros de asfalto novo nas ruas de todos os bairros de Curitiba. Vemos isso com entusiasmo porque o que fizemos ninguém fez e nós ainda faremos muito mais pois temos mais 13 meses de governo”, disse o prefeito Rafael Greca. 

A extensão alcançada pelas obras do programa equivale a uma viagem de Curitiba a Goiânia, capital de Goiás. Com quase duas ruas asfaltadas por dia útil neste ano, o programa de requalificação da malha viária tem aprimorado a infraestrutura urbana e melhorado a mobilidade das pessoas.https://www.youtube.com/embed/w0yTCvDnCZw?si=ceECFvC4nk8VZoBv

O programa Asfalto Novo foi criado pelo prefeito Rafael Greca em 2017. 

Acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, e pelo secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, o prefeito Greca percorreu as ruas Padre Francisco Madej e Padre Bolelau Lucas Bayer, no Jardim Gabineto. As ruas, agora em obras, representam duas das 1.722 vias já beneficiadas pelo Programa Asfalto Novo, cujo propósito é otimizar o tráfego, garantir segurança, acessibilidade e mobilidade, conectando eficientemente os bairros.

Moradores satisfeitos

Os moradores foram ao encontro do prefeito para contar como o início das obras agradou a comunidade que esperava havia anos por reciclagem do asfalto. Há um mês de completar 90 anos, o aposentado Januário de Macedo foi um deles. Após seis décadas morando na rua, Macedo lembra com orgulho do abaixo assinado que fez, há mais de quatro décadas, solicitando antipó para a via agora contemplada com as obras que vão garantir um pavimento de qualidade para a rua. 

“Tá parecendo até um presente de aniversário esse asfalto, é uma dádiva. Eu zelo bem da minha casa, do meu jardim, da minha família e a Prefeitura agora vem e zela pela rua, do meu bairro. É muito alegria”, contou Macedo.

A filha Vera e a esposa Valdelice também comemoram a obra. “Que coisa linda e boa essa rua com asfalto novinho, um sonho pra gente”, disse Valdelice. 

Também recebem obras no bairro as ruas Júlio Wos e Engenheiro João Visinoni, somando mais de 2 km de melhorias em andamento. Na região, 6 km já foram concluídos, marcando um avanço significativo.

Também foram ao encontro do prefeito um grupo de estudantes do Colégio Estadual Santo Antônio atendidos no Instituto São Zygmunt Felinski, projeto social que oferece contraturno para crianças de 7 a 18 anos. As crianças estiveram acompanhadas da Irmã Celoir Vieira. 

Obras nos bairros

A maioria das obras do Programa Asfalto Novo (91%) ocorre em bairros distantes do Centro. Além de valorizar bairros e comércios, essas intervenções impulsionam a economia local, gerando empregos com aproximadamente 40 profissionais envolvidos na recuperação de cada rua.

Sob coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), as obras abrangem três modalidades de serviço: reciclagem do pavimento; fresagem e recapeamento; e pavimentação asfáltica em locais antes cobertos pelo saibro, através do programa “Asfalto no Saibro”, que já beneficiou mais de 580 ruas, eliminando poeira e lama.

Asfalto Novo em números

Apenas neste ano, o Programa Asfalto Novo garantiu 443 obras de pavimentação, recuperando mais de 202 mil metros quadrados de asfalto, com uma média diária impressionante de 830 metros. Em pouco mais de seis anos, 1.943 intervenções foram entregues e outras 103 estão em andamento, evidenciando o progresso contínuo.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel destacou o orgulho em ter acompanhado o lançamento do programa Asfalto Novo em 2017, no período em que foi secretário municipal de Obras Públicas da cidade. 

 “O programa progrediu respondendo efetivamente às necessidades das comunidades, especialmente aquelas localizadas em bairros mais remotos”, disse Pimentel.

Agora, como secretário das Cidades do Estado do Paraná, atua na alocação de recursos para os municípios investirem em infraestrutura.

 Em outubro, por exemplo, coordenou o repasse de R$ 29 milhões para reforçar o programa Asfalto no Saibro, que assegura pavimento de qualidade e sistema de drenagem a ruas sem infraestrutura da cidade.

Compromisso da gestão

Rodrigo Araujo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, destaca os resultados do Programa Asfalto Novo como prova do compromisso da gestão em proporcionar um sistema viário acessível, eficiente e seguro para a população, promovendo qualidade de vida, redução do tempo de deslocamento e crescimento econômico e comunitário.

O programa abrange ruas das dez regionais da cidade, priorizando aquelas com equipamentos públicos, ligação entre bairros e no itinerário do transporte coletivo, além de considerar as sugestões da população através do 156 e do Fala Curitiba.

Paralelamente às ações do Programa Asfalto Novo, a Prefeitura mantém o serviço de Manutenção Urbana, realizando operações tapa-buracos nos bairros para solucionar problemas pontuais e emergenciais. O compromisso da administração municipal visa melhorar continuamente a qualidade de vida dos cidadãos curitibanos.

Participaram da vistoria à obra os administradores regionais Raphael Keiji (CIC); Gerson Gunha (Portão); Ricardo Dias (Boqueirão); Simone Chagas Lima (Santa Felicidade);  Narciso D’oro (Cajuru); o assessor de articulação política, Lucas Navarro; o diretor da Unidade Técnica de Infraestrutura de Pavimento da Smop (Utip), Diego Prendin; engenheiros fiscais da Smop; e os vereadores Beto Moraes, Mauro Inácio, Sidnei Toaldo, Zezinho do Sabará e Mauro Bobato. 

Destaques do programa Asfalto Novo

  • Mais de 1.000 km alcançados (1.000,217m);
  • Distância equivale à extensão de uma viagem entre a capital do Paraná até Goiânia, em Goiás;
  • 2.046 obras de pavimentação já executadas ou em andamento;
  • 1.722 ruas contempladas, sendo 1.943 intervenções entregues (909.578 metros) e 103 em andamento (90.639 metros);
  • O maior volume de obras (91%) acontece em bairros afastados do Centro. 

Ações em 2023

  • Mais de 443 ações;
  • 202 mil metros executados (média diária de 830 metros por dia útil);
  • Média de quase duas ruas asfaltadas por dia.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 114 | JANEIRO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS