15 C
Curitiba
segunda-feira, 20 maio 2024

Greca vistoria obras do Complexo do Tarumã, que vai ampliar integração do transporte coletivo

O prefeito Rafael Greca vistoriou nesta terça-feira (28/2) o andamento das obras da primeira etapa do Complexo do Tarumã, no viaduto da Avenida Vitor Ferreira do Amaral, que está sendo alargado para receber duas novas estações de ônibus (Tarumã e Victor do Amaral), propiciar a ampliação da integração do transporte coletivo e melhorar as condições no trânsito local.

As intervenções incluem a requalificação de vias do entorno e das praças públicas Cova da Iria e Mauro Ferreira, além de novo paisagismo e iluminação. Os serviços são coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

“A ideia é fazer no viaduto o novo terminal de transportes da região do Tarumã, com estacas cravadas que vão ampliar a estrutura viária de maneira a permitir a linha expressa sobre a Linha Verde e a transposição da Avenida Vitor Ferreira do Amaral sem a necessidade de escavação. Vamos ter orgulho dessa obra que ficará pronta ao longo do meu mandato”, disse Greca.

O prefeito esteve no local acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, do superintendente da Trail Infraestrutura, Luiz Eduardo Guerra, do gerente de contrato da Trail, Antônio Carlos Costa Marques. A empreiteira foi a vencedora da licitação para a execução da obra cujo valor do contrato é de R$ 92,8 milhões.

Também participaram da inspeção o diretor do Departamento de Pavimentação da Smop, Lívio Petterle Neto, e a engenheira e fiscal da obra, Manuela Marqueño.

Cravação de estacas

Iniciada em 25 de fevereiro, a partir da interdição da passagem de veículos sob o viaduto, a obra está na etapa de cravação das 152 estacas metálicas (76 em cada um dos lados) necessárias à fundação e ampliação da estrutura viária.

Os pilares têm em média 19 metros de comprimento e começaram a ser cravados no lado norte do viaduto, na lateral da CCV Veículos. Até o fim da manhã desta quarta-feira, 32 estacas já haviam sido fixadas. O trabalho se estenderá ao longo das próximas semanas.

Para que as estacas sejam cravadas no local foi necessário fazer o bloqueio total do viaduto, nos lados sul e norte.

O diretor da CCV Veículos, Mário Veiga, foi ao encontro do prefeito para ressaltar a importância da obra que vai provocar o desenvolvimento da região. “Entendemos que é uma intervenção necessária para o progresso da região, da cidade e até dos municípios vizinhos”, disse Veiga.

A execução da obra impactou na rotina dos funcionários e clientes do estabelecimento. “Sabemos que podemos contar com o apoio da Prefeitura para minimizar a alteração das rotinas, especialmente no trânsito, que com a conclusão da obra ficará muito melhor”, completou.

Para quem circula pela região, a orientação da Prefeitura é ficar atento aos boletins informativos sobre o andamento da obra, novos desvios e bloqueios e seguir as orientações de segurança nas imediações dos canteiros e das atividades de máquinas e operários. Em caso de dúvida, é possível entrar em contato pela Central 156, pelo WhatsApp 41 99876-2903 ou com a Administração Regional mais próxima.

Asfalto novo

Paralelamente aos trabalhos para ampliar o viaduto acontecem obras nas vias que vão formar as alças de acesso ao viaduto.

Equipes executam serviços de drenagem e terraplanagem nas ruas Bandeirantes Dias Cortes, no trecho compreendido desde a Linha Verde até a Avenida Affonso Penna, também contemplada com as melhorias. As duas vias estão sendo preparadas para receber a nova pavimentação em 340 metros de extensão.  

Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Pùblicas, destaca uma série de outras melhorias que acontecem no Tarumã, a partir do Programa Asfalto Novo, de revitalização da malha viária da cidade. “Estamos requalificando 11 ruas da região, assegurando 4.169 metros de asfalto novo para melhorar os caminhos de quem circula pelo bairro”, disse Rodrigues.

São obras a partir da reciclagem do antigo antipó desgastado pela ação do tempo e que estão alcançando as ruas Frei Orlando, General Polli Coelho, Maria Ficinska, Olga Graleska de Oliveira Lima, Jacob Bertinato, Alexandre de Gusmão, Raul Joaquim Quadros Gomes, Nagib Daher, Presidente Epitácio Pessoa, Monte Castelo e Affonso Penna.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 117 | ABRIL/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS