13.7 C
Curitiba
quarta-feira, 24 julho 2024

Ideathon Paraná: estão abertas as inscrições da maratona destinada a estudantes

O Governo do Paraná promove entre os dias 16 e 18 de outubro o Ideathon Paraná 2023, a maior maratona de inovação do Estado, voltada para estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, e do 1º e 2º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas. As inscrições estão abertas.

Coordenado pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), o evento tem a parceria com a Fundação Araucária, Sebrae, Secretaria da Educação, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR) e prefeituras.

A edição deste ano tem como tema Cidades Inteligentes, que visa desenvolver soluções para tornar as cidades mais conectadas, eficientes e sustentáveis. A maratona acontece de forma simultânea em 14 cidades: Cascavel, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

As inscrições são gratuitas e vão até 8 de outubro. Os estudantes devem preencher a ficha de inscrição na página oficial do Ideathon Paraná 2023. Mais informações, como regulamento e dinâmica completa do Ideathon Paraná 2023 também estão disponíveis no site da Secretaria da Inovação.

CATEGORIAS – São duas categorias diferentes: a primeira é para alunos do 6º, 7º e 8º ano Ensino Fundamental II. Já a segunda categoria é para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Cada grupo deverá ter de 3 a 5 participantes. O limite de inscrições é de 200 vagas por cidade, sendo 100 para cada categoria. No total, serão 3.000 alunos participando, com a escolha de vencedores em cada município. Ao final da maratona serão escolhidos os grupos campeões estaduais, sendo um de cada categoria.

Por ser um ideathon, os estudantes devem desenvolver e apresentar ideias originais nos dias da maratona, sem necessidade de programação da solução como acontece em um hackathon. O objetivo do ideathon é promover a imersão dos alunos em um ambiente propício ao desenvolvimento de novas ideias e o estímulo às habilidades de liderança, autonomia, criatividade e empreendedorismo.

O secretário da Inovação, Marcelo Rangel, destaca que o Ideathon Paraná 2023 está sendo realizado para promover a cultura da inovação na educação. “A iniciativa representa um marco significativo em nossa busca por uma educação voltada para a inovação e o desenvolvimento sustentável. As ‘Cidades Inteligentes’ são o nosso desafio, e confiamos na criatividade e no potencial dos estudantes para gerar ideias que tornem as cidades mais conectadas e eficientes. Este é um momento para inspirar a criatividade da juventude”, afirma Rangel.

TEMA  Cidades Inteligentes são aquelas que utilizam tecnologias para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes e promover o desenvolvimento sustentável. Elas podem utilizar tecnologias para melhorar a mobilidade urbana, a segurança pública, a gestão de recursos naturais, a saúde pública e outros serviços.

IDEATHON – Ideathon é um evento de colaboração que reúne pessoas criativas com o objetivo de gerar ideias inovadoras e soluções para desafios específicos. Durante um ideathon, os participantes trabalham em equipes, geralmente por um período limitado de tempo, para desenvolver e apresentar suas ideias de maneira rápida e eficiente. Esses eventos podem abranger uma ampla gama de temas, desde tecnologia e empreendedorismo até questões sociais e ambientais, promovendo a criatividade e o pensamento crítico.

Confira o cronograma do Ideathon 2023

Dia 16 de outubro

14h às 18h: abertura, credenciamento, orientações da dinâmica e montagem das equipes

Dia 17 de outubro

13h às 18h: maratona de Ideathon nos locais determinados de cada município.

Dia 18 de outubro

Início às 13h: apresentação dos projetos, divulgação dos vencedores municipais e encerramento presencial do evento.

Dia 19 de outubro

Divulgação online do vencedor estadual de cada categoria

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 121 | JULHO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS