25.1 C
Curitiba
domingo, 21 abril 2024

Inverno começa nesta quarta e a Prefeitura indica 5 programas para curtir Curitiba na estação mais fria

O inverno começa oficialmente às 11h57 desta quarta-feira (21/6) e a capital mais fria do Brasil está repleta de opções para a população e turistas aproveitarem a estação ao melhor estilo curitibano. A cidade tem muito a oferecer, de paisagens à gastronomia, e é inegável que o inverno de Curitiba é uma experiência imperdível.

Pegue a japona e confira 5 programas para fazer no inverno curitibano:

Na natureza

Para aproveitar os dias de sol, o que não falta em Curitiba são espaços arborizados, charmosos e instagramáveis. Há parques e bosques para todos os estilos e momentos, silenciosos ou animados, relaxantes ou para atividades físicas, bucólicos, românticos ou para encontrar os amigos. Seja o Barigui, o Tingui, o Bosque do Papa, o Jardim Botânico ou o Tanguá, é impossível não passear pela capital sem cruzar com alguns deles. Nesta época do ano as árvores, lagos, cascatas, belvederes e pontes são um convite para caminhar, correr, fazer um piquenique, se esquentar ao sol ou simplesmente contemplar a vida sentado no gramado, mas devidamente agasalhado com uma mantinha. Mas se o frio bater demais, a maioria dos locais oferece atrações mais “quentinhas”, como cafés, bares e restaurantes e, no caso do Jardim Botânico, sua icônica estufa e o Museu Botânico, com exposições temporárias.

Tradicionais feiras

O inverno de Curitiba não seria o mesmo sem as charmosas e animadas Feiras Especiais da Osório e da Santos Andrade. Até meados de julho, curitibanos e turistas vão poder garantir seus aparatos de inverno, desde cachecóis, luvas, toucas, pantufas, pijamas, blusas e roupas de festa junina. Nas 22 bancas da Praça Osório e seis da Praça Santos Andrade, não faltam opções culinárias para degustação na hora e de artesanato gourmet, como pães, geleias, mel, chocolate, bolachas e biscoitos – além de pinhão e quentão, e é claro, artesanato típico da estação.

Outros pontos imperdíveis, administrados pelo Instituto Municipal de Turismo, são as feiras de artesanato, que ocorrem de segunda a domingo, em bairros como Jardim Botânico, Hauer, Tatuquara, Boqueirão e CIC. A de domingo pela manhã, no Largo da Ordem, é um clássico da capital.

Gastronomia

Curitiba é o lugar certo para apreciar o melhor da gastronomia. Na estação mais fria do ano, os cafés coloniais e restaurantes de fondue, sopas, massas e carnes ficam ainda mais concorridos. Da tradicional Santa Felicidade, com as massas e risotos, à descolada Rua Itupava, passando pelo São Francisco, Cabral e Batel, nenhuma preferência fica de fora, para quem curte uma refeição mais tranquila com a família e para quem gosta de sair para beber e aproveitar a comida de boteco com os amigos. E até dia 2 de julho, o Mercado Municipal promove o Festival Gastronômico de Inverno, uma oportunidade para degustar pratos exclusivos que destacam o ingrediente típico da região, o pinhão.

Café

A chegada do inverno é perfeita para saborear uma paixão curitibana: o café. No Mercado Municipal de Curitiba, o Café do Mercado – com decoração retrô – atrai uma legião de aficionados por grãos especiais e tortas deliciosas. Também não faltam, é claro, outros espaços charmosos para degustar a bebida, bem acompanhada de uma torta ou salgado, como o café do Sesc Paço da Liberdade, com seu clima belle époque, bem no Centro da cidade (o prédio foi a primeira sede da Prefeitura); o Santo Grão, dentro da Livraria da Vila, no shopping Pátio Batel; e o bistrô Coffeeterie do Solar da Cultura (antigo Solar do Rosário) no Centro Histórico. O Cine Passeio também possui um Coffeeterie, possibilitando um ótimo encontro romântico no inverno. Além disso, para quem tem pressa, os cafés de rua são soluções deliciosas para espantar o frio.

Inverno Curitiba 2023

Reunindo as melhores experiências da estação na cidade, o Inverno Curitiba 2023 já começou e ainda dá tempo de aproveitar. Com quatro eixos principais (Cultura, Gastronomia, Economia Criativa, Esporte e Lazer, Sustentabilidade e Inovação), o evento possui opções para todo mundo. Um dos destaques da programação é a 40ª Oficina de Música, que durante duas semanas, de 25 de junho a 9 de julho, ocupará diversos espaços culturais da cidade com apresentações de vários gêneros musicais e cursos destinados a diferentes práticas do conhecimento musical. Além disso, os fashionistas e admiradores da moda poderão acompanhar a Boqueirão Fashion Week, de 24 a 28 de julho.

No Guia Curitiba você fica por dentro dos principais eventos da capital paranaense.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS