15 C
Curitiba
segunda-feira, 20 maio 2024

Ipês amarelos fazem das ruas de Curitiba um espetáculo visual

Quem passa pelas ruas Piauí, na Vila Guaíra, pela Avenida Prefeito Lothário Meissner, no Jardim Botânico, pela Praça Santos Andrade, no Centro, e pela maioria das importantes vias de Curitiba já deve ter se encantado com a beleza dos ipês amarelos, em floração atualmente.

Os ipês são árvores exuberantes que chamam a atenção da população. Em Curitiba, são encontrados facilmente em três cores, roxa, amarela e branca. Os ipês roxos são os primeiros a florir, geralmente no mês de junho, seguidos pelos amarelos, em agosto e setembro, e pelos brancos, no fim de setembro.

Neste ano, com as variações climáticas extremas, com períodos de frio intenso e muito calor, as florações foram atípicas, com poucas flores roxas e ipês brancos florindo prematuramente. As diferenças também podem ser percebidas em espaços da cidade, pois o Centro costuma ser mais quente que os bairros, refletindo nas florações.

“Os ipês são adorados pela sua beleza, mas além disso, são importantes para a biodiversidade da cidade. Nós priorizamos o cultivo de plantas nativas em Curitiba, e o ipê é uma delas, mantendo a fauna local diversa”, explica o diretor de Arborização e Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff.

Nos próximos anos a paisagem ao lado das canaletas de ônibus das avenidas João Gualberto e Paraná vai ser ainda mais especial, com o crescimento das mudas de ipês plantadas no fim do ano passado. Mas a beleza não é o único benefício das árvores nesses locais, elas também ajudam a reduzir a poluição sonora e do ar.

Dia a dia mais bonito

O atendente de call center Matheus Fernando, de 21 anos, surpreende-se ao olhar pela janela e se deparar com as flores amarelas cobrindo a Praça Santos Andrade. Além da visão privilegiada, ele aproveita para passear com seu cãozinho Frodo na praça. “Os ipês são lindos e dão um destaque especial para a Santos Andrade”, elogia Matheus.

Para a babá Silvana Alves, a Rua Piauí é uma passarela quando os ipês amarelos florescem. Ela não deixa de registrar o charme das flores. “Essa rua é maravilhosa, as flores de ipê são uma das minhas favoritas e paro até para fotografar”, relata.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 117 | ABRIL/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS