O mês de junho será agitado na Cinemateca de Curitiba, com uma extensa programação, com festival, inclusão e curtas alemães 

Até a próxima quinta-feira (9/6) o destaque são os curtas e longas-metragens do 11º Olhar de Cinema: Festival Internacional de Curitiba, com ingressos a preço de meia-entrada (R$ 7, compra exclusiva pelo site do festival).

A Cinemateca exibirá um total de 24 filmes do festival, sendo que sete deles só poderão ser assistidos neste espaço da prefeitura. São eles: Senhoritas em Uniforme, Notícias de Casa, Nade ou Afunde e At Land, A Concha e o Clérigo e Pelo rio abaixo e O Trio em Mi Bemol (que faz parte da mostra competitiva, a principal do festival).

No último dia (9/6), a Cinemateca irá reprisar quatro dos filmes premiados durante a cerimônia de encerramento do Olhar de Cinema: os vencedores das mostras Novos Olhares (15h45), Outros Olhares (18h) e Competitiva (20h), além do melhor longa-metragem brasileiro dentre essas três mostras (13h45).

Programação gratuita

Após o festival, a programação terá sequência, sempre com entrada gratuita.

No sábado (11/6), o Cinema de Inclusão, que traz filmes com acessibilidade para o público com deficiência visual, exibirá o clássico nacional O Pagador de Promessas (1962).  No mesmo dia, às 19h30, o longa de terror Demência 13, de Francis Ford Coppola, como parte do Cineclube Unihorror.

No domingo (12/6), haverá uma sessão da mostra Arqueologia da Invenção: Pioneiros do Cinema, que envolverá também um debate com os organizadores. 

Curtas-metragens alemães 

No fim de semana de 18 e 19/6 é a vez da Mostra Short Export, exibindo curtas alemães. Finalmente, dos dias 22 a 26 (quarta à domingo), será realizada a primeira edição do Pan Cinema Experimental: Festival Internacional de Curitiba.

Cinemateca em junho

Dias 1º a 9
11º Olhar de Cinema: Festival Internacional de Curitiba
Programação

Dia 11
15h – O Pagador de Promessas (audiodescrição e legendas)
19h30 – Demência 13 (Cineclube Unihorror)

Dia 12
19h – Arqueologia da Invenção: Pioneiros do Cinema – Experimentos Americanos

Dias 18 e 19
Mostra Short Export

Dias 22 a 26
Pan Cinema Experimental: Festival Internacional de Curitiba