25.5 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Mais de 35 mil pessoas passaram pelo Barigui para participar da festa de aniversário da cidade

Mais de 35 mil pessoas circularam na festa que celebrou os 323 anos de Curitiba no Parque Barigui, durante este domingo (27). Além das atrações musicais, atividades para crianças e toda família, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, ao lado da  presidente da Fundação de Ação Social, Márcia Oleskovicz Fruet, e da vice-prefeita, Mirian Gonçalves, cortaram o bolo gigante, pontualmente às 15h30 junto de um animado parabéns cantado em coro pela população presente, sob a regência da Banda Lira.

“Parabéns Curitiba. Um dia de sol maravilhoso neste domingo de Páscoa abençoado. Isso nos faz reafirmar o amor e o orgulho de todos nascidos em Curitiba ou que escolheram a cidade para morar. Que festa linda. Feliz aniversário Curitiba”, celebrou o prefeito Gustavo Fruet, que, após cortar o bolo, visitou o camarin do cantor Alceu Valença e cumprimentou a população no entorno do palco.

O secretário de Governo de Curitiba, Ricardo Mac Donald Ghisi, avaliou a festa como um presente para os curitibanos. “Esse domingo especial fecha com chave de ouro nosso calendário de março onde fizemos diversas entregas de novos equipamentos públicos para a cidade. É um presente para a população essa festa onde toda família veio participar”, disse Ghisi.

Vilson Felipe Borgmann é presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná – SIPCEP, que preparou o bolo gigante de 600kg, medindo em torno de 40 metros quadrados, sete andares e muitos ingredientes. “Em nome do SIPCEP, deixamos essa marca, esse gesto para agradecer a população de Curitiba que nos apoia todos os dias e consomem nas padarias que integram nosso sindicato”, disse Borgmann.

Para o bolo foram utilizados 120 quilos de farinha, 2.800 ovos, 100 kg de açúcar, 50 kg de bombom, além de 140 litros de chantlly entre outros ingredientes. Os 34 voluntarios levaram um dia e meio para montar a massa e 5 horas para decorar o bolo.

Gilberto dos Santos Prestes, 38 anos, recebeu das mãos do prefeito Gustavo Fruet o primeiro pedaço do bolo gigante. “Fiquei feliz. Não imaginava que ganharia o primeiro pedaço. Moro em Rio Branco do Sul, e vim prestigiar a festa com minha família”, falou Prestes.

Na outra ponta da fila, o casal Tsuboi aguardava ansioso o corte do bolo. “Nasci nesta cidade linda. Amo de paixão e prestigiamos cada ação que reúne a cultura, a música, a arte e a beleza de nossos parques. Curitiba merece essa festa linda”, disse Eva Wsoek ao lado do esposo Albino Tsuboi, que é taxista e mora no bairro Pinheirinho.

Ao lado de um dos brinquedos gigantes, Valéria Ramirez, peruana da cidade de Lima, fazia um vídeo dos filhos brincando. Ela mora em Curitiba há três anos e aprovou a programação. “É uma cidade muito linda, organizada e que sempre promove atividades para a população e principalmente para as crianças”, destacou Valéria ao lados dos filhos Oriana, 6 anos; Naryael, 5 anos e Maiconsuel de 1 ano.

Em frente ao palco, a movimentação foi grande e o público aproveitou e cantou junto com Alceu Valença e Elba Ramalho na regência da Orquestra Sinfônica Arte Viva.

Celso Rocha, 55 anos, mora no Jardim Social, veio do Rio Grande do Sul e há 11 anos se encontrou em Curitiba. “Já morei em várias cidades, viajei, mas não troco Curitiba por nada. Aqui me encontrei, estudei música na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e amo o astral dessa cidade”, enfatizou Rocha que garantiu seu lugar em frente ao palco para ver Alceu Valença e a orquestra.

Participaram da festa de comemoração dos 323 anos da cidade, os secretários municipais, Ricardo Mac Donald Ghisi, Caique Ferrante, Renato Lima, Aluísio de Oliveira Dutra Junior, Mirela Prosdocimo, Marcos Cordiolli, administradores regionais e servidores e os vereadores Pier Petruzziello e Paulo Salamuni.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS