Entre os filmes inéditos que chegam nesta semana às salas do Cine Passeio está Máquina do Desejo, documentário sobre o Teatro Oficina, companhia do diretor Zé Celso, morto em julho deste ano. Outras estreias também preenchem a programação do cinema da Prefeitura de Curitiba a partir desta quinta-feira (17/8).
Máquina do Desejo conta a longa história do Teatro Oficina, de José Celso Martinez Corrêa, com participação de personalidades da cultura nacional como Caetano Veloso, Glauber Rocha (1939-81) e Lina Bo Bardi (1914-92). O filme dissolve barreiras entre o teatro e outras artes, além de buscar de uma linguagem teatral verdadeiramente brasileira.
No sábado (19/8), após a sessão, terá uma conversa sobre o filme e sobre a história de mais de seis décadas desta fundamental companhia com o ator, diretor e dramaturgo Edson Bueno, que foi assistente de José Celso. A entrada é gratuita.
Aldeia Natal e Eami
O documentário nacional Aldeia Natal será exibido na sala Luz, às 14h50. O filme é dirigido por Guto Pasko, que retorna à aldeia onde nasceu, uma colônia de imigrantes ucranianos no interior do Paraná, para se reconectar com seu passado, 30 anos depois de ter ido embora devido a questões culturais e religiosas. Também haverá um bate-papo com o diretor, às 16h30 deste domingo (20/8).
Outra estreia da semana é o filme Eami, produção paraguaia vencedora do Tigre, principal prêmio do Festival de Cinema de Roterdã. O filme conta a história de uma menina do povo Ayoreo-Totobiegosode, habitantes do chaco paraguaio, que vê sua terra invadida e seu povo obrigado a fugir para achar um novo lar. O longa terá sessões às 13h na sala Luz.
Serviço
Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 – Centro)
Ingressos on-line ou direto na bilheteria
Estreias da semana – 17 a 23 (menos segunda-feira)
Sala Luz
13h – Eami
14h50 – Aldeia Natal
Sala Ritz
15h20 – Máquina do Desejo