16.9 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Memoriais Ucraniano e Polonês têm festas típicas neste domingo

Neste domingo (27/8), o Bosque do Papa e o Parque Tingui terão como atrações as festividades tradicionais das comunidades polonesa e ucraniana de Curitiba. No Memorial da Imigração Ucraniana, a partir das 10h, acontece a festa em homenagem aos 26 Anos da Independência da Ucrânia e ao Dia Nacional da Comunidade Ucraniana no Brasil. No Memorial da Imigração Polonesa será realizada a festa de Nossa Senhora de Czestochowa, com atrações culturais a partir das 12h

No Memorial Ucraniano, a festa da independência terá comidas típicas, artesanatos, música e dança a cargo dos grupos folclóricos Barvinok e Poltava. A independência da Ucrânia, conquistada em 24 de agosto de 1991, é data importante para a comunidade ucraniana de Curitiba, que revive sua história no Memorial. Inaugurado em 26 de outubro de 1995, no Parque Tingui, em homenagem ao centenário da chegada dos imigrantes, o Memorial Ucraniano é um tributo à contribuição desse povo à cultura paranaense.

Padroeira da Polônia 

No Memorial da Imigração Polonesa (Bosque do Papa) acontece a festa de Nossa Senhora de Czestochowa, padroeira da Polônia. A tradicional comemoração conta com apresentações dos grupos folclóricos poloneses Wisla, Wawel, Wiosna, Wesoly Dom, Szarotka e Junak.

Outros destaques são o almoço polonês, às 12h, e a quermesse que toma conta do Bosque do Papa, com barracas vendendo produtos típicos da culinária polonesa. A homenagem inclui procissão e missa em louvor à padroeira, oficiada pelo Provincial da Sociedade de Cristo Pe. Kazimierz Dlugosz SChr., e com acompanhamento do Coral João Paulo II.

Jardim Botânico

Como parte das comemorações aos 26 Anos da Independência da Ucrânia e ao Dia Nacional da Comunidade Ucraniana no Brasil, celebrados neste domingo (27/8), a Prefeitura vai iluminar a estufa do Jardim Botânico com as cores da bandeira da Ucrânia: azul e amarelo.

A iluminação especial começa na noite desta sexta-feira (25/8) e se repete no sábado (26/8) e domingo (27/8). A troca de cores da estufa é possível graças ao investimento que a Prefeitura fez na nova iluminação cênica do local, inaugurada no aniversário da cidade, dia 29 de março.

Além da estufa, todo o sistema de iluminação do Jardim Botânico recebeu melhoramentos, incluindo o velódromo, estacionamento e pistas de caminhada do bosque. A Prefeitura investiu R$ 289 mil nas obras de melhorias de iluminação do Jardim Botânico. 

Serviço:

Festa em homenagem aos 26 Anos de Independência da Ucrânia e ao Dia Nacional da Comunidade Ucraniana no Brasil

Data e horário: domingo (27/8), a partir das 10h.
Local: Memorial da Imigração Ucraniana (Parque Tingui). 
Entrada franca.

 

Festa de Nossa Senhora de Czestochowa
Data e horário: domingo (27/8), a partir das 12h
Local: Memorial da Imigração Polonesa (Bosque do Papa – Rua Mateus Leme)
Entrada franca

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS