Para comemorar a Semana do Alimento Orgânico de 2022, o Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba promove ações especiais até domingo (29/5). O objetivo é difundir os produtos orgânicos e seus benefícios nutricionais, ambientais e sociais. Durante a semana, haverá ofertas e ações desenvolvidas dentro das lojas do setor.

Iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Semana do Alimento Orgânico é celebrada desde 2005 em todo país, sempre na última semana de maio. O tema deste ano é Produtos Orgânicos: Saudáveis por Natureza, que ressalta os benefícios do alimento orgânico na promoção da saúde de forma sustentável, com respeito ao meio ambiente e conservação da biodiversidade.

O Setor de Orgânicos do Mercado Municipal completou 13 anos em fevereiro deste ano, sendo pioneiro no país na oferta de alimentos e outros produtos orgânicos em um mercado municipal. Atualmente, são cerca de 14 comerciantes de produtos sem agrotóxico ou algum tipo de hormônio (no caso das carnes, por exemplo).

Cleverson Augusto Schilipacke, presidente da Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme), destaca a oportunidade de fortalecer o produtor orgânico como uma das missões do local. “Nosso setor de orgânicos é um marco no Brasil, o primeiro dentro de um mercado municipal no país com a finalidade de difundir o alimento natural e sem veneno”, explica.

A garantia da procedência e de que os alimentos são realmente orgânicos é um dos diferenciais do setor no Mercado Municipal e também das feiras de orgânicos da cidade. “Todos os produtos comercializados, como hortifrutigranjeiros, ovos, carnes e até cosméticos, passam por um constante monitoramento das equipes da Prefeitura”, explica Eliseu Alves Maciel, diretor do Departamento de Operação Agroalimentar da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, responsável pelos pontos.

“A produção de orgânicos não contém agrotóxicos, transgênicos ou fertilizantes sintéticos, ao contrário do sistema convencional”, completa Eliseu.

Cozinha funcional

Na programação da Semana dos Orgânicos, haverá uma aula show gratuita no sábado (28/5), às 9h30, com a chef Iracema Bertoco, especializada em cozinha funcional e sustentável. Não é necessário realizar inscrição.

Rede de orgânicos

Curitiba conta com 14 feiras orgânicas da Prefeitura, além do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal. Nos espaços, são comercializados, além de frutas e verduras, carnes, grãos, sucos, leites, chocolates, cosméticos e até roupas sem produtos químicos.  

São 12 feiras orgânicas diurnas, que ocorrem das 7h às 12h; e duas feiras orgânicas noturnas, que ocorrem das 16h às 20h.