No último dia do mês de aniversário, a programação dos 329 anos de Curitiba termina com uma combinação de artes visuais e literatura nos espaços do Portão Cultural. Nesta quinta-feira (31/3), às 18h30, a Casa da Leitura Wilson Bueno recebe alguns dos principais nomes da literatura paranaense que terão suas obras integradas ao aplicativo digital Curitiba Lê.

No mesmo local, será inaugurado um mural da artista Denise Roman em homenagem ao escritor Wilson Bueno. Denise também abrirá, no Museu Municipal de Arte – MuMA, a exposição que comemora os 43 anos de carreira.

Na parte externa também terá arte. Nos muros do Portão Cultural, será feita uma instalação da artista plástica Guita Soifer na técnica lambe-lambe. Completando a programação, será inaugurada a iluminação cênica do complexo cultural, ação que vem sendo desenvolvida pela Prefeitura de Curitiba em diversos espaços do públicos da cidade.

Novos autores no App Curitiba Lê

A Estante Curitiba do aplicativo Curitiba Lê ganha novas obras de autores curitibanos – Adélia Woelner, Glória Kirinus, Guido Viaro, Jaqueline Conte, José Castello, Jussara Salazar, Luís Henrique Pellanda, Otávio Linhares, Priscila Prado e Tadeu Wojciechowsky.

Eles substituem o conjunto de dez obras contemporâneas que permaneceram disponíveis por um período de dois anos, desde o lançamento do app, em maio de 2020. A partir do evento de lançamento, com a presença do prefeito Rafael Greca e dos autores, o público já poderá acessar gratuitamente as obras no aplicativo, disponível no Curitiba App da Prefeitura de Curitiba.

Mural em homenagem a Wilson Bueno

A artista plástica Denise Roman inaugura o mural de 5m x 3m que desenhou com giz de cera preto diretamente sobre uma das paredes da Casa da Leitura Wilson Bueno. A obra é uma homenagem ao escritor que dá nome ao espaço.

Denise ilustrou livros e crônicas de Wilson Bueno, acrescentando aos textos do escritor o universo mágico que caracteriza o seu trabalho.

No mural, Denise também usou a técnica da colagem para aplicar sobre o desenho pétalas de flor de paineiras. A imagem reúne cenas de vários personagens numa floresta lendo os livros de Bueno, enquanto estandartes com frases do escritor perpassam todo o cenário.

Retrospectiva de Denise Roman

A trajetória da artista curitibana, referência da gravura contemporânea, está contada em mais de cem obras reunidas na exposição que comemora os seus 40 anos de carreira e um pouco mais.

A pandemia retardou a realização da mostra, mas não tirou o brilho da celebração, agora, dos 43 anos de trabalho de Denise, uma das mais reconhecidas gravuristas paranaenses. Estarão reunidas no Museu Municipal de Arte mais de 100 litografias e gravuras em metal, suas especialidades.

A artista é também orientadora dessas técnicas no Museu da Gravura Cidade de Curitiba. Suas obras, cujos personagens parecem sair de um conto de fadas, se caracterizam pela delicadeza dos traços e requinte de detalhes e já foram vistas em exposições nacionais e internacionais, coletivas e individuais, em países como Suíça, Japão, Estados Unidos, Espanha e França.

Arte nos muros do MuMA

A artista plástica Guita Soifer criou obras especificamente para ocupar os muros externos do Museu Municipal de Arte e que serão aplicadas na técnica lambe-lambe, uma modalidade de street art. A artista usará o espaço aberto do museu integrando os desenhos na paisagem urbana.

Dois murais serão instalados em lados opostos do Portão Cultural. Artista multimídia, Guita Soifer possui uma longa trajetória nas artes visuais paranaenses. Durante seu percurso transitou entre diversas linguagens, como a gravura, desenho, pintura, fotografia, videoarte e está sempre à procura de novos suportes para expandir seus processos de criação. Muitos dos seus trabalhos falam sobre o tempo e a memória.

Serviço: 329 anos de Curitiba no Portão Cultural

Endereço: Avenida República Argentina, 3.430, Portão
Dia 31 de março, às 18h30

Casa da Leitura Wilson Bueno
Lançamento de novos autores no app Curitiba Lê
Inauguração do mural de Denise Roman em homenagem a Wilson Bueno

Museu Municipal de Arte – Sala Célia Neves Lazzarotto
Inauguração da exposição retrospectiva de Denise Roman

Área externa do Portão Cultural
Instalação de obras de Guita Soifer nos muros do Portão Cultural na técnica lambe-lambe
Iluminação cênica da edificação do Portão Cultural