19.5 C
Curitiba
terça-feira, 16 abril 2024

Do tomate ao azeite, curso da Fazenda Urbana ensina os benefícios dos alimentos funcionais

Que eles são saborosos, a maioria já sabe. Mas os chamados “alimentos funcionais” trazem muitos benefícios para a saúde e até para a beleza. Enquanto o tomate é um poderoso antioxidante, a linhaça ajuda na regulação dos hormônios femininos. Já a beterraba, rica em palatinose (açúcar), é ótima fonte de energia pré-treino e o azeite de oliva ajuda no controle dos níveis de colesterol.

Para quem se interessou em saber mais sobre os benefícios dos alimentos funcionais, a Fazenda Urbana da Prefeitura de Curitiba oferece um curso presencial gratuito em abril, dentro de uma programação que ainda inclui capacitações sobre compostagem doméstica e as propriedades dos chás e especiarias. Para o curso de alimentos funcionais estão sendo disponiblizadas 18 vagas.

As inscrições da programação da Fazenda Urbana já podem ser feitas no portal Aprendere (clique aqui).

A agenda de visitas e cursos da Fazenda Urbana começa, no próximo sábado (2/4), com o Circuito Infantil da Fazenda Urbana, uma atividade lúdica e divertida para que a criançada aprenda sobre segurança alimentar.

“De forma divertida, as crianças têm uma manhã de contato com a natureza adquirindo conhecimento sobre plantas e as diferentes possibilidades de cultivo em pequenos espaços, com foco em ampliar uma consciência ecológica e estimular uma alimentação saudável”, explica Fabiana Troyan, da equipe da Fazenda Urbana e uma das servidoras que acompanha os pequenos.

O circuito da Fazenda Urbana é voltado a crianças de 4 a 10 anos, que precisam estar acompanhadas de um responsável.

Jardim de Mel

Outro curso que ocorre em abril, mas com duas opções de dias, é o sobre o papel das abelhas nativas na biodiversidade e também na agricultura. “Os insetos polinizadores e, em especial, as abelhas, são de vital importância para a agricultura e os ecossistemas. Sem elas, não se poderia manter a vida vegetal na terra, já que para a reprodução das plantas é necessária a propagação do pólen”, observa Marcos Rosa, engenheiro agrônomo da Fazenda Urbana.

Durante o cursos Conhecendo as Abelhas Nativas os participantes também vão saber mais sobre o projeto Jardins de Mel da Prefeitura, que desde 2017 vem espalhando caixas de colmeias por vários pontos da capital, como hortas, parques, praças, Zoológico e Fazenda Urbana.

 

Visitas e cursos da Fazenda Urbana em abril

  • Dia 2/4 (9h-12h) – Circuito Infantil na Fazenda Urbana – 10 vagas (cada criança precisa estar com um responsável)
  • Dia 12/4 (9h-12h) – Conhecendo as Abelhas nativas – 20 vagas
  • Dia 19/4 (14h-17h – Compostagem Doméstica – 15 vagas
  • Dia 20/4 ((9h-12h) – Alimentos Funcionais – 18 vagas
  • Dia 28/4 (9h-12h) – Chás e Especiarias – 25 vagas
  • Dia 30/4 (9h-12h) – Conhecendo as Abelhas Nativas – 20 vagas

Serviço: Fazenda Urbana de Curitiba

Endereço: Rua Prefeito Maurício Fruet, 1.880, Cajuru (ao lado do Mercado Regional Cajuru)
Estacionamento gratuito no Mercado Regional Cajuru
Visitas precisam ser agendadas no portal Aprendere.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS