26.6 C
Curitiba
sábado, 25 janeiro 2025
Início Site

Selfie e agilidade: Detran-PR lança autobiometria para atualização de foto da CNH

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) deu mais um passo na desburocratização dos atendimentos e na prestação de um serviço cada vez melhor para a população. Com sua unidade móvel no Litoral, a autarquia lançou nesta sexta-feira (24), em Pontal do Paraná, a versão piloto do serviço de autobiometria facial, realizada pelo próprio cidadão para atualização da foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O condutor que precisar realizar a atualização da foto poderá fazê-lo pelo aplicativo Detran Inteligente, disponível nos sistemas Android e iOs e que foi atualizado para a nova funcionalidade. Nele, haverá um campo específico em que o cidadão irá tirar uma selfie e enviar para o órgão, sendo que a foto será analisada para verificar se está de acordo com o padrão estabelecido. Hoje, o aplicativo já oferece diversos serviços para o cidadão, sem que ele precise se deslocar até uma unidade do Detran.

O diretor-presidente da Autarquia, Adriano Furtado, afirmou que a autobiometria ajudará na atualização do banco de dados do órgão, prejudicado no período da pandemia. “Devido às restrições para conter a Covid-19, as fotos precisaram ser reaproveitadas no momento da renovação, o que fez com que a base ficasse defasada. Por isso, buscamos uma solução para renovar estas imagens sem tirar do cidadão o aspecto digital do serviço, ou seja, sem exigir que ele se deslocasse até uma unidade só para tirar uma foto”, explicou.

Neste primeiro momento, apenas os cidadãos que o sistema identificar que a atualização é necessária, como no caso da foto ter sido tirada há muito tempo ou estar desatualizada, por exemplo, terão essa funcionalidade liberada no aplicativo. Por se tratar de um documento de identificação aceito em todo o território nacional e válido em vários países, é importante que a foto esteja atualizada.

Dentre os serviços de habilitação que exigem uma nova captura de imagem estão alteração de dados de identificação, como nome; alteração ou adição de categoria; renovação da CNH (no caso da última coleta ter mais de 10 anos ou se algum critério da biometria anterior não atende mais aos requisitos técnicos); e registro de CNH de outro estado. Nos casos de emissão de 2ª via ou emissão de CNH definitiva, a nova captura de foto fica a critério do cidadão.

Por mês, são emitidas cerca de 120 mil habilitações no Paraná (entre novas, renovações, alterações de dados ou de categoria), com um contingente de 6 milhões de habilitados. “A cada 10 anos nós chamávamos as pessoas para, fisicamente, ir a uma unidade do Detran para atualizar sua foto e biometria. Nós optamos por desenvolver a tecnologia com o uso de inteligência artificial para o público fazer isso com conforto e tranquilidade”, reforçou Furtado.

O diretor de Tecnologia e Informação do Detran-PR, Carlos Vitor Kaimoto, destacou que o recurso será utilizado apenas no caso de a pessoa ter um processo aberto, seja de renovação, alteração de dados ou outros serviços. Ele ressaltou também os requisitos para a foto.

“Não pode utilizar adereços como óculos, brincos, piercing. É preciso estar em um fundo claro, homogêneo, bem iluminado, para que a foto do seu documento oficial consiga identificar a pessoa, ou seja, que qualquer pessoa que analise esse documento possa comprovar que é você”, explicou. “Esses são requisitos conjuntos da Secretaria Nacional de Trânsito e do Conselho Nacional de Trânsito, e também da Secretaria de Estado da Segurança Pública, com quem compartilhamos os dados.”

Confira o vídeo explicativo:

DETRAN NO LITORAL – O Detran Móvel está no Litoral durante o Verão Maior Paraná. Trata-se de um veículo equipado para oferecer serviços do Detran-PR, como consultas, agendamentos de serviços, renovação de CNH, orientações sobre documentação, emissão do CRLV-e e da credencial para estacionamento para idosos, entre outros.

Itinerante, ele tem percorrido as praias do Litoral do Estado e já passou por Caiobá, em Matinhos. Até domingo (26) fica em Ipanema, em Pontal do Paraná. Depois, a partir do dia 28 de janeiro segue para Antonina, onde ficará até 2 de fevereiro. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 15h às 19 horas.

Além disso, equipes do Detran-PR também estão nos condomínios (postos fixos com diversos órgãos do Governo do Estado) em Guaratuba, Caiobá e Shangri-lá (Pontal do Paraná), de terça a domingo, das 8h às 12h e 15h às 19h. São oferecidas atividades educativas, placas instagramáveis e tocado o jingle com mensagens sobre segurança no trânsito.

O Detran-PR também firmou parcerias com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e a Internacional Marítima, realizando ações nas filas do Ferry Boat e na rodovia PR-508, conhecida como Alexandra-Matinhos.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Estado monta força-tarefa para encontrar menina desaparecida em Curitiba

A Secretaria da Segurança Pública determinou a instalação de uma força-tarefa com todas as forças policiais para investigar o desaparecimento de uma criança ocorrido nesta quinta-feira (23) no bairro Parolin, em Curitiba.

A Polícia Civil, responsável pela investigação, está empregando todos os recursos cabíveis a fim de localizar a menina e esclarecer as circunstâncias do caso. O serviço de inteligência da Polícia Militar também ajuda na investigação e a Polícia Científica vai atuar de maneira célere nas requisições de perícia que se apresentem necessárias.

Além das diligências investigativas, a Polícia Civil inseriu a criança no Alerta Amber, que é um sistema de alertas urgentes ativado para permitir a rápida comunicação por meio das redes sociais da Meta. O programa é um sistema de alertas urgentes que é ativado em casos de desaparecimento de crianças. O alerta anuncia a descrição da vítima.

Segundo o secretário da Segurança Público, Hudson Leôncio Teixeira, o caso ainda está em investigação. “Estamos tratando este caso como uma prioridade absoluta, mas ainda não podemos afirmar o que motivou o desaparecimento. Todas as nossas equipes estão mobilizadas para localizar a criança e entender exatamente o que aconteceu”, afirmou.

Qualquer informação sobre o paradeiro da criança pode ser repassada pelos telefones 197, da PCPR ou 181 do Disque-Denúncia.

Calendário do IPVA 2025: vencimento para veículos com final 1 e 2 é nesta sexta

Começa nesta sexta-feira (24) o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 para veículos com final de placa 1 e 2. Este é o prazo máximo tanto para efetuar o pagamento em parcela única com desconto de 6%, quanto para optar pelo parcelamento em cinco vezes sem juros.

A nova data foi estabelecida no início da semana após a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e a Receita Estadual decidirem pelo adiamento dos prazos. O sistema de recolhimento do imposto passou por instabilidades na segunda-feira e, para garantir que nenhum motorista fosse prejudicado, optou-se por postergar o calendário. A plataforma já funciona normalmente.

Com isso, todos os proprietários tiveram alguns dias a mais para pagar o IPVA 2025. Assim, o cronograma está disposto da seguinte forma, de acordo com o final da placa do veículo:

Finais 1 e 2: 24/01/2025

Finais 3 e 4: 27/01/2025

Finais 5 e 6: 28/01/2025

Finais 7 e 8: 29/01/2025

Finais 9 e 0: 30/01/2025

O novo calendário, porém, não altera as datas de vencimento das demais parcelas, de fevereiro a maio. Nesse caso, os prazos divulgados anteriormente continuam os mesmos.

São eles:

Finais 1 e 2: 20/02, 20/03, 22/04, 20/05

Finais 3 e 4: 21/02, 21/03, 23/04, 21/05

Finais 5 e 6: 24/02, 24/03, 24/04, 22/05

Finais 7 e 8: 25/02, 25/03, 25/04, 23/05

Finais 9 e 0: 26/02, 26/03, 28/04, 26/05

COMO PAGAR – Os contribuintes do Paraná devem gerar as guias de recolhimento (GR-PR) para pagamento por meio dos canais oficiais. Elas devem ser emitidas pelo Portal do IPVA ou o Portal de Pagamentos de Tributos.

Também é possível emitir as guias pelo aplicativo serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para iOS e Android.

O pagamento em cota única garante 6% de desconto sobre o valor total do imposto. Também é possível parcelar o IPVA 2025 em cinco vezes sem juros diretamente pela plataforma.

CUIDADO COM GOLPES – Além disso, a Receita Estadual reforça mais uma vez os cuidados com golpes envolvendo o IPVA. O pedido é para que os paranaenses redobrem os cuidados na hora de fazer o pagamento, já que a quantidade de páginas fraudulentas também aumenta nesta época do ano.

A recomendação é que o contribuinte acesse diretamente os canais oficiais, evitando clicar em links enviados por e-mail ou mensagens. Também é aconselhado evitar plataformas de buscas, já que muitos sites falsos se aproveitam de ferramentas de impulsionamento para aparecerem nos primeiros resultados. Ao acessar uma página, o ideal é sempre garantir que ele termine com a extensão “.pr.gov.br”.

Outra dica importante é sempre conferir o destinatário do pagamento, seja pela guia quanto no pagamento via pix. No caso, a informação que deve constar é sempre “Governo do Paraná Secretaria de Estado da Fazenda”.

IPVA 2025 –  IPVA é a segunda maior fonte de arrecadação do Estado, atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). No Paraná, a alíquota é de 3,5% sobre o valor venal de carros e motos em geral, e de 1% para ônibus, caminhões, veículos de aluguel, utilitários de carga ou movidos a gás natural veicular (GNV).

Para 2025, a Receita Estadual lançou um total de R$ 6,78 bilhões sobre uma frota tributável de mais de 4 milhões de veículos. Pela legislação, metade do valor arrecadado com o imposto é repassado aos municípios de emplacamento e o restante é usado pelo Estado para o financiamento de obras e custeio de atividades das áreas de saúde, educação e segurança pública.

A inadimplência com o tributo impede a emissão do Certificado e Licenciamento do Registro do Veículo (CRLV), documento de uso obrigatório para circulação. Trafegar sem ele implica em multa pelas autoridades de trânsito e na retenção do veículo até a regularização da pendência.

O não pagamento do IPVA também impossibilita a transferência de propriedade do veículo, além de restringir a obtenção de Certidão Negativa de Tributos junto à Receita Estadual.

Smart City Expo Curitiba 2025

Curitiba espera receber 20 mil participantes em evento de cidades inteligentes

De casa nova e com previsão de mais um recorde de participantes, a 6ª edição do Smart City Expo Curitiba, promete trazer ainda mais novidades sobre as soluções para as cidades inteligentes do mundo todo.

Eleita Cidade e Comunidade Mais Inteligente do Mundo nos últimos dois anos, a capital paranaense se prepara para receber, entre os dias 25 e 27 de março, cerca 20 mil visitantes na Smart City Expo 2025. A estimativa é da organização do evento, considerado o maior das Américas no segmento. 

A cada edição, o evento cresceu em número de expositores, palestrantes, participantes e negócios realizados. Começou, em 2018, com 5,4 mil participantes, em dois dias. Em 2024, com três dias de fórum, triplicou o número de participantes, com o recorde de 16,8 mil pessoas.

Por três dias, a Ligga Arena, estádio do Athletico Paranaense,  no Água Verde, vai ceder espaço às discussões sobre tecnologias, inovação, conectividade e sustentabilidade. 

Representantes de diversos órgãos da Prefeitura e da organização do evento se reuniram na tarde desta segunda-feira (20/1) com o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins. No encontro, foram compartilhadas experiências das cinco edições anteriores do evento já realizadas na capital. Além disso, o hub de inovações iCities apresentou os preparativos em andamento para a realização do Smart City Expo 2025, que será na Ligga Arena, no Água Verde. Também foram definidos os próximos passos da organização para o evento, que incluem uma visita técnica à Ligga Arena.

“Deixo meus parabéns a todos que participaram da construção do Smart City Expo Curitiba até aqui. E destaco que nosso desafio como Prefeitura é fazer ainda melhor, de forma ainda mais integrada. Com a qualidade da nossa equipe, tenho certeza de que faremos um grande trabalho”, destacou Martins.

O vice-prefeito destacou ainda que os três dias do Smart City Expo Curitiba 2025 são uma grande oportunidade para Curitiba se firmar como anfitriã de eventos internacionais. São esperados participantes de pelo menos 50 países. 

Participaram da reunião o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; o assessor chefe de Relações Internacionais e coordenador do Cerimonial da Prefeitura, Rodolpho Zanin Feijó; a assessora do gabinete do prefeito Tatiana Turra; o secretário municipal da Comunicação Social, Marc Sousa; a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc), Ana Zornig Jayme; a superintendente do Instituto Municipal de Turismo, Edle Tatiana Lessnau de Figueiredo Neves.

Casa nova

Este ano, o Smart City deixa os 5 mil m² do Centro de Eventos do Parque Barigui para tomar conta dos 25 mil m² da Ligga Arena, tornando-se o primeiro evento com chancela da Fira Barcelona realizado em um estádio de futebol.

“Nos últimos anos, a cidade construiu um ecossistema de inovação que está entre os melhores do mundo, despertou seu potencial para o turismo, que estava adormecido. Se no Barigui conseguimos nos tornar o segundo maior evento de Smart City da Fira Barcelona, com cinco vezes mais espaço e todo esse reconhecimento internacional da cidade, ninguém nos segura: vamos expandir exponencialmente.”, disse o sócio fundador do iCities, Beto Marcelino.

Smart City Expo Curitiba

O Smart City Expo Curitiba é a versão brasileira do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. A convenção mundial, na Espanha, reúne mais de 25 mil participantes de 150 países. 

Desde 2022, o evento em Curitiba é o segundo maior da franquia e, no total,  já recebeu 54,1 mil visitantes. O Smart City Expo Curitiba tem chancela internacional da Fira Barcelona, apoio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedei).

Direitos: Procon-PR atende 220 mil consumidores em 2024; confira como acessar

A Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju), atendeu no ano passado aproximadamente 220 mil consumidores, o que resultou em mais de 800 atendimentos diários em 2024.

Serviços financeiros, que incluem bancos e outras instituições de crédito, estão em primeiro lugar no ranking de reclamações, seguidos por operadoras de telefonia e TV por assinatura, comércio eletrônico, transporte aéreo, viagens, turismo e hospedagem. O índice de resolutividade das reclamações formalizadas no Procon-PR ultrapassa 70%.

“Esse número expressivo de registros mostra que o consumidor está cada vez mais consciente dos seus direitos, o que é muito positivo”, destaca o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Santin Roveda. “Além disso, o Procon-PR tem uma preocupação constante que é disponibilizar ao cidadão canais de atendimento acessíveis para facilitar a sua jornada”, acrescenta.

Na plataforma consumidor.gov.br – que permite a interlocução direta entre consumidores e fornecedores –, bancos, financeiras e administradoras de cartões de crédito ocupam o primeiro lugar nos atendimentos. Renegociação, parcelamento de dívidas e cobrança indevida estão entre os problemas mais citados.

Operadoras de telefonia e TV por assinatura ficaram em segundo lugar no ranking de atendimentos por este canal, com problemas como cobrança indevida, oferta não cumprida, SAC não resolutivo e má prestação de serviços.

Nos canais de atendimento internos do Procon-PR (site, telefone e presencial) a realidade se assemelha, com bancos e instituições financeiras ocupando o primeiro lugar e operadoras de telefonia em segundo. “O consumidor deve sempre buscar os seus direitos e procurar os nossos canais de atendimento” alerta Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.

Confira os canais de atendimento do Procon-PR:

Plataforma consumidor.gov.br

Site www.procon.pr.gov.br

Telefone 0800 041 1512

Presencial: Rua Emiliano Perneta, 47 – Centro – Curitiba

Horário: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h (exceto feriados)

Acesse diretamente AQUI

Empresas têm até o dia 31 de janeiro para aderir ao Simples Nacional

Os contribuintes que pretendem aderir ao Simples Nacional em 2025 têm até o dia 31 de janeiro para fazer a solicitação de entrada no regime tributário diferenciado e simplificado. Para isso, no entanto, a empresa não pode apresentar qualquer pendência cadastral ou fiscal, incluindo débitos com a Receita Estadual.

O Simples Nacional é um regime tributário criado pela Lei Complementar nº 123/2006 voltado para micro e pequenas empresas e que conta com um sistema favorecido e simplificado de recolhimento de tributos. Atualmente, no Paraná, mais de 300 mil empresas são optantes desse regime.

O pedido de ingresso para o regime deve ser feito diretamente pelo Portal do Simples Nacional. Para isso, o contribuinte precisa estar com as pendências regularizadas, seja por débitos ou por situação cadastral — como no caso de inscrição estadual cancelada.

As pendências são referentes ao Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Dívida Ativa e parcelamentos em atraso. De acordo com a regulamentação do Simples Nacional, a empresa não pode apresentar qualquer pendência cadastral ou fiscal.

O coordenador da assessoria do Simples Nacional na Receita Estadual, Yukiharu Hamada, explica que os débitos com o IPVA e a Dívida Ativa são os principais impeditivos para quem tenta ingressar ao regime tributário. “É comum as empresas esquecerem de quitar o IPVA por ser um imposto que não é decorrente da sua atividade empresarial”, pontua.

Essas pendências também podem resultar na exclusão do regime. Em 2024, 6.056 contribuintes foram retirados do Simples Nacional em todo o Paraná com débitos que somam cerca de R$ 10,2 milhões.

COMO INGRESSAR – Para verificar a situação cadastral e os débitos pendentes, o contribuinte precisa consultar no ReceitaPR, acesso restrito, a partir da opção Simples Nacional. Nesse menu, ele encontrará o item “Consulta Pendências para Opção ao Simples Nacional”, que vai listar quais são os pontos que precisam ser regularizados antes da adesão.

A regularização pode ser feita por meio de pagamento integral do débito, via parcelamento ou por meio de outras medidas previstas no artigo 151 do Código Tributário Nacional (CTN) que suspendam a exigibilidade dos débitos.

Já a solicitação do ingresso deve ser feita pelo Portal do Simples Nacional, a partir do menu “Simples Serviços”. Então, é preciso selecionar “Solicitação de Opção pelo Simples Nacional” dentro do item “Opção”.

Curitiba é escolhida para receber os carros e motos do Red Bull Showrun, pela primeira vez no Brasil

Curitiba vai sediar, pela primeira vez, no Brasil, o Red Bull Showrun, uma festa com veículos do esporte a motor, incluido a demonstração do potencial e da engenharia de um carro de Fórmula 1. O evento está marcado para 16 de março, em horário a ser divulgado, e ocupará a Avenida Cândido de Abreu, no trecho entre as praças Nossa Senhora de Salete e 19 de Dezembro. 

O evento terá acesso gratuito para o público e a expectativa é receber mais de 50 mil pessoas na região. Além do carro de Fórmula 1 também haverá apresentações de motos e carros de turismo. Nova Iorque, cidade do México ou Istambul são algumas das cidades que já receberam o Red Bull Showrun. 

“Fico feliz em anunciar o primeiro Red Bull Showrun de Curitiba. Será um dia de alegria no Centro da cidade, reforçando Curitiba como um palco de grandes eventos internacionais. As famílias poderão conhecer personalidades do mundo do esporte de alto rendimento, do esporte com adrenalina, do esporte a motor. Será um dia muito importante para colocar Curitiba mais uma vez como destaque internacional”, diz o prefeito Eduardo Pimentel.

Vídeo

Um vídeo destacando os principais pontos do trajeto e elementos simbólicos de Curitiba, como a capivara, será divulgado no @Red Bull no Instagram e no site www.redbull.com/showruncuritiba. A programação completa do evento estará disponível no mesmo site.

Parque Barigui recebe Cãominhada e a primeira edição do Amigo Bicho de 2025 neste sábado

O Parque Barigui vai receber, neste sábado (25/1), a primeira edição do evento de adoção Amigo Bicho de 2025. Além da adoção gratuita de cães, o evento também vai contar com a tradicional Cãominhada, um passeio com os cães para que todos os frequentadores do parque saibam mais sobre a causa animal. 

O Amigo Bicho será das 10h às 16h, em frente ao estacionamento do Salão de Atos do Parque Barigui. 

A Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba vai disponibilizar 40 cães para adoção gratuita, todos microchipados, castrados e vacinados. A Família Folhas também vai participar dando dicas de adoção responsável para crianças e adultos que forem ao local.

Cãominhada

Além da adoção gratuita, será promovida mais uma edição da Cãominhada Jovem Pan. A Cãominhada terá cerca de 6 minutos e a concentração será às 11h, em frente ao Salão de Atos.

O evento é aberto a todos que amam animais e o objetivo é a conscientização sobre os cuidados necessários ao adotá-los, além da diversão e a integração com as famílias. 

A organização pede a doação de um quilo de ração para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade que têm pets. 

O patrocínio do Amigo Bicho é do Grupo RIC, que vai doar uma tonelada de ração para o Banco Municipal de Ração da Prefeitura e toda a estrutura para o evento.

Microchipagem

Durante o evento Amigo Bicho, a Rede de Proteção Animal também vai promover microchipagem gratuita de cães. A ação é para garantir mais segurança e facilitar a localização dos animais em caso de perda. 

A adoção responsável será um dos temas centrais do evento, mostrando como adotar um pet pode transformar vidas.

Adoção permanente

O Centro de Referência de Animais em Risco (Crar) mantém uma campanha permanente de adoção gratuita de cães e gatos. O local funciona todos os dias, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 15h30, na Rua Lodovico Kaminski, 1.381, CIC. Nos fins de semana e feriados, o atendimento é em regime de plantão.


Serviço

1ª edição do Amigo Bicho 2025
Data: sábado (25/1)
Horário: das 10h às 16h
Local: Estacionamento do Salão de Atos do Parque Barigui (Alameda Ecológica Burle Marx, S/N – Santo Inácio)
Cãominhada: concentração às 10h em frente ao estacionamento do Salão de Atos

Disque Defensoria 129: instituição disponibiliza agora canal telefônico para orientação sobre atendimento jurídico na região de Curitiba

0

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) lançou o Disque Defensoria 129, novo serviço telefônico de orientação sobre o atendimento da instituição. O canal será a referência para dúvidas da população sobre o primeiro atendimento. Desde informações sobre locais, dias e horários de atendimento presencial até formas de acessar o serviço sem sair de casa. Tudo por intermédio de uma ligação gratuita (discagem 129). Inicialmente, o serviço atenderá o público de Curitiba e região metropolitana, entre 11h e 16h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. A iniciativa será coordenada pela Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) da DPE-PR.

“Esse novo serviço facilitará o acesso da população à Defensoria Pública, especialmente no primeiro contato com a instituição”, afirma Matheus Munhoz, defensor público-geral do Paraná. “O Disque Defensoria 129 oferece uma nova porta de entrada ao unificar um canal de comunicação direto com as pessoas que necessitam do nosso atendimento, aproximando e acolhendo com ainda mais qualidade”, destaca ele.

A equipe que receber a ligação poderá explicar ao usuário ou usuária todas as etapas que envolvem o registro do pedido na plataforma Luna, o canal de atendimento online da DPE-PR. Por meio dele, o primeiro atendimento pode ser feito sem sair de casa. Se a pessoa preferir ser atendida presencialmente em uma sede da instituição, o serviço do Disque Defensoria 129 também explicará os endereços disponíveis e os telefones de cada um desses locais. O cidadão ou cidadã também já recebe orientações sobre os documentos básicos que deve apresentar no atendimento.

A defensora pública e coordenadora da CRC, Beatriz da Silva Giublin Demeterco, diz que o lançamento marca a primeira fase de execução do novo projeto. “Iniciamos em Curitiba e região metropolitana, área que concentra alta demanda por atendimentos, para entendermos as melhores formas de aprimorar e ampliar o serviço. Nosso objetivo é otimizar o tempo da população, garantindo que as pessoas tenham todas as informações necessárias sobre o primeiro atendimento e evitando deslocamentos desnecessários até as sedes”, ressalta Demeterco.

Prazo para se inscrever no Aprova Paraná Universidades termina nesta quinta-feira

O prazo para os estudantes se cadastrarem no Aprova Paraná Universidades se estende até esta quinta-feira (23). O programa é destinado a alunos de todas as escolas públicas que concorrem a 20% das vagas nas sete universidades estaduais do Paraná. Atualizado de hora em hora, o sistema criado pela Diretoria de Tecnologia e Inovação (DTI) da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) havia registrado até o início da tarde desta terça-feira (21) quase 20 mil inscrições.

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 3.700 vagas em 1.283 cursos: 598 na  Universidade Estadual de Londrina (UEL);  754 na Universidade Estadual de Maringá (UEM); 429 na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); 490 na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste);  461 na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); 287 na  Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e 681 na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Outras 146 vagas são destinadas à Pessoas Com Deficiência (PCDs) e 902 para pretos e pardos.

O  diretor de Tecnologia e Inovação da Seed, Cláudio Aparecido Oliveira, alerta para que os alunos não esperem até quinta-feira para acessar o sistema. “O sistema foi projetado para suportar milhares de acessos simultaneamente, mas espero que os estudantes se lembrem de que o prazo é curto e não deixem para os últimos minutos para não correrem nenhum risco de ficar de fora”, afirmou.

No sistema, os alunos conseguem visualizar a nota e já optar pelo curso ou universidade desejados conforme a pontuação. Uma ferramenta foi desenvolvida para ser intuitiva e acessível para facilitar o processo de inscrição, acompanhamento e seleção dos candidatos que se enquadram nas cotas de escola pública, alinhando-se com a política de inclusão e diversidade das universidades estaduais. O único critério de eliminação no programa  é o aluno não ter zerado na redação.

As inscrições podem ser feitas clicando neste link, e o aluno será o único a ter acesso a suas notas com pesos diferentes, dependendo do curso escolhido. “O importante é dizer que divulgamos amplamente  nas escolas e Núcleos Regionais de Educação o passo a passo da consulta, que teve o formato todo pensado para os jovens que estão  acostumados a utilizar a internet”, ressalta Cláudio.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE – O primeiro critério de desempate é a idade, mas se, eventualmente, os dois ou mais estudantes tiverem nascido no mesmo dia e ano, o  próximo critério será a análise documental junto à universidade, porque o que irá contar é a renda familiar.

APROVA PARANÁ UNIVERSIDADES – O programa, realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), reforça o compromisso do Governo Estadual, por meio das universidades estaduais do Paraná, em colaborar com o desenvolvimento educacional e social do Estado.

APROVA PARANÁ MAIS – As provas para os estudantes de 3ª  e 4ª séries, do final da etapa do Ensino Médio, matriculados nos cursos regulares e integrados à Educação Profissional, foram realizadas no fim de 2024 e incluíram  os componentes de Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Redação, Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Biologia, Física e Química.

“Essa avaliação não só nos permitiu entender melhor o nível de aprendizado e as necessidades de cada estudante em diferentes etapas, como também ofereceu aos alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Médio uma vantagem importante na busca por uma vaga nas universidades estaduais”, destaca o secretário da Educação Roni Miranda.