Circular à noite por ruas importantes do bairro Rebouças está mais seguro. A Prefeitura de Curitiba concluir as melhorias na iluminação pública da região, incluindo a troca de luminárias.

O binário formado pelas ruas João Negrão e Conselheiro Laurindo foi o principal beneficiado pela nova iluminação, mas também receberam obras a Rua Rockfeller (entre Silva Jardim e Getúlio Vargas), Avenida Iguaçu (entre João Negrão e Marechal Floriano) e Rua João Viana Seiler (entre Conselheiro Laurindo e Marechal Floriano), com a instalação de novos cabeamentos e postes decorativos na calçada e lâmpadas LED.

No total foram trocadas 252 lâmpadas de vapor de sódio (cor laranja) por lâmpadas de alto rendimento de vapor metálico (cor branca) nos postes de iluminação pública, além da implantação de postes decorativos com 121 lâmpadas de LED em localidades mais específicas. “O novo cabeamento, a substituição de lâmpadas por outras de alto rendimento, a implantação de novas luminárias são medidas do Plano de Iluminação Pública de Curitiba, que foi lançado pelo prefeito Gustavo Fruet e está em execução desde o ano passado”, afirmou o secretário Municipal de Obras Públicas, Sérgio Antoniasse.

Antiga área industrial da cidade, o bairro Rebouças ainda mantém algumas fábricas e também equipamentos públicos como unidades de saúde, centros de educação infantil, além de diversos comércios e residências. Somente na Rua João Negrão foram beneficiados com a nova iluminação o Instituto Federal do Paraná, a Empresa de Correios e Telégrafos, terminal de ônibus do Guadalupe, entre outros pontos comerciais e residências.

“Existiam vários pedidos no 156 [Central de Atendimento da Prefeitura] para melhorar a iluminação no binário João Negrão/Conselheiro Laurindo,  que é extenso, e outros pontos do Rebouças. Por isso desenvolvemos o projeto. Ficou muito bom e melhorou a sensação de segurança para quem precisa circular pela região, uma importante área da cidade”, comentou o diretor de Iluminação Pública, Fábio Ribeiro de Camargo.

A luz branca (vapor metálico), utilizada na revitalização, “permite maior precisão no índice de reprodução de cores e a luminosidade nos locais melhora muito à noite”, explicou o engenheiro responsável por acompanhar o projeto do bairro Rebouças, Celso Noso.

Obras

Somente na Rua João Negrão foram três trechos de obras executados. Entre a Avenida Sete de Setembro e Brasílio Itiberê foram substituídas as lâmpadas de vapor de sódio por vapor metálico de 150 watts nos postes de iluminação e também colocação de postes decorativos com lâmpadas LED nas calçadas. Entre a Rua XV e a Sete de Setembro, substituição de lâmpadas de vapor de sódio por metálico nos postes de iluminação pública, porém um pouco mais potentes – 250 watts. Já entre Brasílio Itiberê e Marechal Floriano, ocorreu a substituição de lâmpadas de vapor de sódio por vapor metálico, mas com 150 watts.

Na Rua Conselheiro Laurindo a troca de lâmpadas de vapor de sódio por vapor metálico e luminárias de alto rendimento foi feita nos trechos entre Presidente Carlos Cavalcante e Avenida Silva Jardim e entre Brasilio Itiberê e João Viana Seiler.

Entre a Avenida Silva Jardim e a Rua Dr. Dario Lopes dos Santos foram implantadas 16 luminárias decorativas com lâmpadas de vapor metálico. Neste mesmo trecho os postes de iluminação já haviam recebido nova iluminação para a Copa do Mundo.

As ruas Tibagi, Mariano Torres e Avenida das Torres também receberam nova iluminação pública no segundo semestre de 2014.

Aprovação

A empresa Intertechne foi corresponsável pela elaboração deste projeto, que foi cedido à Prefeitura. “A Intertechne havia encomendado estudo para o Lactec e depois o projeto foi desenvolvido. Em fevereiro de 2015, tivemos uma conversa com a Prefeitura e descobrimos a intenção do poder público em revitalizar a iluminação pública no Rebouças. Então houve esse processo de cooperação”, explicou o chefe de produção elétrica da Intertechne, Eugênio Rzepkowski.

Ele considerou muito bom o resultado final dos trabalhos no Rebouças. “A iluminação dá outro aspecto, uma sensação maior de segurança. As pessoas com quem conversei sobre a Iluminação também gostaram das melhorias feitas pela Prefeitura”, comentou.

A iluminação pública no bairro ainda receberá mais um reforço, através de obras compensatórias que serão executadas pela Igreja Universal do Reino de Deus, que constrói na região.