Daniel Ricciardo, da Red Bull

A FIA reviu as regras Fórmula 1 tornar mais competitivo e atrativo o formato de qualificação.

O sistema de knockout será aplicado a partir da abertura da temporada, na Austrália.

O novo formato prevê três períodos de qualificação separados com duração de uma hora, mas determina que os carros mais lentos agora devem ser eliminados em intervalos de 90 segundos a partir da segunda metade de cada período. É assim que o novo procedimento funcionará:

Q1 terá a duração de 16 minutos. Todos os carros serão liberados para a pista. O piloto mais lento será eliminado após 7 minutos e deve retornar ao pitlane.

O mesmo procedimento se aplica a 8m30s, 10m0s, 11m30s, 13m0s e 14m30s até 16 carros permanecem.

No final do Q1 todos os carros restantes podem completar uma volta rápida se cruzarem a linha no tempo limite.  Uma vez que essas voltas forem concluídas e a classificação estabelecida, o piloto mais lento será eliminado, deixando 15 para disputar a próxima fase.

Q2 terá a duração de 15 minutos. Todos os carros classificados no Q1 serão liberados para a pista. O piloto mais lento será eliminado após 6 minutos e deve retornar ao pitlane.

O mesmo procedimento se aplica a 7m30s, 9m0s, 10m30s, 12m0s e 13m30s até 9 carros permanecem.

No final do Q2 todos os carros restantes podem completar uma volta rápida se cruzarem a linha no tempo limite. Uma vez que essas voltas forem concluídas e a classificação estabelecida, o piloto mais lento será eliminado, deixando 8 para disputar a fase final.

Q3 terá a duração de 14 minutos. Todos os oito carros classificados no Q2 serão liberados para a pista. O piloto mais lento será eliminado após 5 minutos e deve retornar ao pitlane.

O mesmo procedimento se aplica a 6m30s, 8m0s, 9m30s, 11m0s e 12m30s até 2 carros permanecem.

No final do Q3 ambos os pilotos restantes podem completar uma volta rápida se cruzarem a linha no tempo limite.

Uma vez que essas voltas sejam completadas a classificação final será estabelecida.

O primeiro treino classificatório da temporada 2016 será no dia 19/03.