12.9 C
Curitiba
quarta-feira, 24 julho 2024

Novo portal reúne todos os serviços tributários e financeiros de Curitiba

Todas as informações e serviços relacionados à área de Finanças da Prefeitura de Curitiba agora estão reunidos em um único lugar. O município acaba de criar o portal financas.curitiba.pr.gov.br, que vai facilitar a vida do cidadão ao reunir, num mesmo espaço, 100% dos serviços tributários e financeiros do município.  

Pelo portal, o cidadão pode acessar links para pagamento de impostos, emissão de Nota Curitibana, consultas de débitos, emissão de certidão de débitos, consultas e informações sobre alvará comercial, ingresso de protocolos administrativos através do Processo Eletrônico de Curitiba (Procec) da área tributária e pagamento de fornecedores, entre outros serviços.

Além disso, há notícias sobre os temas tributários e financeiros, informações, serviços e orientações, relatórios fiscais, orçamento do município e links de interesse.

“Trata-se de uma ferramenta importante para o contribuinte, que passa a ter de maneira fácil e rápida acesso a todos os serviços da área tributária do município”, diz Mario Nakatani Júnior, superintendente fiscal da Secretaria de Finanças.

O portal contará também com um serviço de perguntas e respostas sobre o IPTU 2023 e acesso à emissão do documento para o pagamento do imposto, que vence em 20 de abril neste ano.

A Secretaria de Finanças é a primeira do município a ter um portal, modelo que será replicado pelas demais nos próximos meses, segundo Thiago André Costa, diretor do departamento de inovação e inteligência de dados da Secretaria Municipal da Comunicação Social.

Modernização

O novo site faz parte da série de ações que a secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento vem adotando para modernizar e melhorar a qualidade do atendimento ao contribuinte, usando tecnologia e inovação na prestação de serviços.

O atendimento presencial ao contribuinte na sede da Prefeitura de Curitiba, por exemplo, ganhou melhorias, com a implantação de espaço amplo e equipado no subsolo do Palácio 29 de Março que concentra as demandas nas área de IPTU, ITBI, ISS e certidões.

Para o atendimento no prédio central é possível realizar agendamento prévio, no Agenda Online. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O intuito é trazer comodidade e atendimento técnico especializado ao contribuinte.

Outra inovação foi a criação do Processo Eletrônico de Curitiba (Procec). Atualmente 100% dos serviços prestados na área de Finanças estão na plataforma Procec, que permite fazer a tramitação dos processos administrativos de forma eletrônica.

A ferramenta alcançou a marca de 200 mil protocolos e uma economia para o município de R$ 11,2 milhões desde que foi lançado, em setembro de 2020

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 121 | JULHO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS