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quinta-feira, 25 abril 2024

Novo projeto vai conectar alunos de escolas estaduais com a rede Sine

Com o objetivo de ampliar as chances de estudantes da rede estadual de ensino encontrarem vagas de emprego assim que finalizarem o Ensino Médio, ou vagas de estágio enquanto estão estudando, o Governo do Paraná deu início nesta terça-feira (19) ao projeto Aluno de Sucesso, uma parceria entre as secretarias do Trabalho, Qualificação e Renda e Educação.

Nesse primeiro momento o projeto será implantado em 10 colégios estaduais de Curitiba. Até o final de novembro cerca de 10,5 mil alunos serão atendidos. A previsão é alcançar estudantes da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral até o segundo semestre de 2024.

Em linhas gerais, o projeto vai encaminhar jovens matriculados na rede estadual de ensino para postos de trabalho disponíveis na rede Sine estadual, encurtando a distância entre a conclusão dos estudos e o primeiro emprego. Um professor ou orientador destacado pela Secretaria da Educação vai ajudar os jovens com o processo de Carteira de Trabalho Digital e E-social. Já a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda será responsável por indicar as vagas na rede de Agências do Trabalhador.

Para o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, o projeto vai levar ao conhecimento dos alunos da rede pública as políticas executadas pelo Estado para o primeiro emprego. “O projeto viabiliza o acesso de jovens ao mundo do trabalho formal por intermédio do Sistema Público de Emprego. É uma grande ação de fomento à empregabilidade e geração de renda”, ressalta.

“Esse apoio da Secretaria de Estado da Educação nesse projeto inovador vai proporcionar aos nossos estudantes a inserção no mercado de trabalho”, disse Silvana Avelar, chefe de gabinete da SEED, que representou o secretário Roni Miranda na assinatura do termo de cooperação. “Eles também podem buscar estágio remunerado e programas de Jovem Aprendiz. A ideia é apoiar esses meninos e meninas desde a elaboração de currículos até a divulgação de vagas”.

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EDIÇÃO IMPRESSA Nº 117 | ABRIL/2024

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