14.1 C
Curitiba
quarta-feira, 22 maio 2024

Oficina de Música de Curitiba começa com o brilho do pianista Arnaldo Cohen no Teatro Guaíra

Para comemorar a abertura da 40ª Oficina de Música de Curitiba, o renomado pianista brasileiro Arnaldo Cohen se apresenta no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) ao lado da Camerata Antiqua e solistas do Teatro Colón, da Argentina. O show será no dia 25 de janeiro (quarta-feira) e marca o início da programação de música de concerto da Oficina, que segue com a mesma intensidade, trazendo importantes nomes internacionais da música erudita e antiga para a cidade.

Nos 12 dias de Oficina de Música, serão mais de 42 concertos, entre eles 26 gratuitos. As apresentações pagas acontecem no Teatro Guaíra (ingressos pelo Ticket Fácil), e na Capela Santa Maria (ingressos pelo Minha Entrada). Há ainda os concertos gratuitos que no Auditório Regina Casillo, na Capela da Glória, no Oratório Bach, espaço no Bosque do Alemão, e na Capela dos Fundadores, espaço interno do Memorial de Curitiba.

O Teatro Guaíra recebe algumas das estrelas da programação, como o pianista Pedro Burgomanero com a Orquestra de Câmara de Curitiba, a Orquestra Sinfônica da Oficina e o grande coro de alunos do evento, e o vencedor de uma das maiores premiações mundiais de violino, o Concurso Internacional Fritz Kreisler 2022, da Áustria, Guido Sant’Anna.

ÓPERA – Aguardada por todos, a ópera é sempre um grande momento da Oficina. Neste ano de comemoração, será a peça “Le Nozze di Figaro” (“As Bodas de Fígaro”), composta em quatro atos por Wolfgang Amadeus Mozart, sobre libreto de Lorenzo da Ponte, com base na peça homônima de Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais.

O espetáculo, criado a partir da classe de Ópera Estúdio, será uma ópera-bufa, a versão italiana da ópera-cômica, no estilo drama burlesco. Pode ser assistido nos dias 4 e 5 de fevereiro, no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha).

CAPELA SANTA MARIA – A sala de concertos Capela Santa Maria terá toda a programação voltada à música erudita, professores da Oficina e virtuosos músicos internacionais se encontram no palco.

Os principais destaques do piano se apresentam no espaço, como o português Mario Laginha, o polonês Rafael Luszczewski, a russa Olga Kium; e as brasileiras Erika Ribeiro e Jeruza Miller, drag queen pianista, criadora do projeto PianoDrag.

Também estão na programação as cordas dos russos Anna Servova e Andrey Baranov; do búlgaro Stanimir Todorov; do estadunidense Milton Masciadri; da argentina Cássia Carrascoza, além dos brasileiros Carmelo de los Santos e Winston Ramalho.

REALIZAÇÃO E APOIOS – A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma promoção da Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Prefeitura da Capital e Ministério da Cultura, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição.

Também apoiam o evento: Embaixada de Portugal no Brasil, Camões – Centro Cultural Português, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Câmpus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Família Farinha, Sistema Fiep/Sesi Cultura, Teatro Colón, Teatro Regina Casillo, Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

O projeto é realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura.

Serviço:

40ª Oficina de Música de Curitiba

De 25 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Ingressos à venda em Ticket Fácil e Minha Entrada

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS