13.9 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Paiol Literário recebe Rubens Figueiredo, vencedor do Jabuti

Nesta terça-feira (4/9), o escritor e tradutor Rubens Figueiredo participa do Paiol Literário. O bate-papo, mediado pelo jornalista Yuri Al’Hanati, começa às 19h30, no Teatro do Paiol, com entrada gratuita.

Nascido no Rio de Janeiro (RJ), em 1956, Figueiredo é graduado em português e russo pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estreou na literatura com o romance O Mistério da Samambaia Bailarina (1986). Após uma incursão pela narrativa curta com O Livro dos Lobos (1994), persistiu no gênero e, em 1998, lançou os contos de As Palavras Secretas, vencendo os prêmios Jabuti e Arthur Azevedo. De volta ao romance, em 2001, publicou Barco a Seco e levou novamente o Jabuti. Autor de oito livros, seu mais recente é Passageiro do Fim do Dia (2010).

Já como tradutor, Figueiredo é responsável por verter para o português escritores imprescindíveis da literatura russa, como Tolstói, Turguêniev, Tchékhov e Dostoiévski. Além dos russos, também já traduziu autores de língua inglesa como Philip Roth, Paul Auster, Martin Amis, Saul Bellow, Ian McEwan.

Paiol Literário

Iniciado em 2006, está é a nona temporada do projeto Paiol Literário, realizado pelo jornal Rascunho, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, apoio da Fundação Cultural de Curitiba e do Hotel Centro Europeu.

Desde 2006, o Paiol Literário já trouxe a Curitiba quase 67 grandes nomes da literatura brasileira. Participaram autores como Ignácio de Loyola Brandão, Nélida Piñon, Carlos Heitor Cony, Ana Maria Machado, Milton Hatoum, Elvira Vigna, Moacyr Scliar. A conversa começa sempre com as seguintes perguntas: “qual a importância da literatura na vida cotidiana das pessoas? e “por que ler?”. Todos os encontros serão reproduzidos na edição do mês seguinte do Rascunho e no site www.rascunho.com.br.

 


 

Serviço: Paiol Literário, com Rubens Figueiredo e mediação de Yuri Al’Hanati

Data: terça-feira (4/9), às 19h30

Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n)

Telefone: (41) 3213-1341

Entrada gratuita

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS