14.5 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Palacete dos Leões abre nova exposição do Projeto Arquivo

O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões abre nesta sexta-feira (14) a exposição “Cândido F. de Abreu – Palacete Leão Jr., 1902 – Eclético sobre terra”. A mostra vai até o dia 23 de agosto.

Composta por uma maquete e desenhos que buscam enaltecer as linhas arquitetônicas que definem o Palacete, a exposição é organizada pelo projeto Arquivo, uma iniciativa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de catalogação do patrimônio construído da cidade de Curitiba.

Segundo a professora coordenadora do projeto, Giceli Portela, no primeiro semestre o projeto Arquivo destacou o Palacete Leão Júnior, obra icônica de Cândido de Abreu, para os estudos da arquitetura do período eclético e uma referência de conservação do Patrimônio Histórico.

Exemplar de requinte de uma residência traçada por Cândido de Abreu, e concluída em 1902, o Palacete permanece como um legado para as futuras gerações. Os ciclos do Palacete, primeiramente como moradia e depois como instituição cultural, são apresentados nesta exposição que insere o patrimônio edificado no contexto de preservação histórica, arquitetônica e afetiva.

“O interesse acadêmico pelo Palacete dos Leões, especialmente de pesquisadores das áreas de arquitetura, história e artes, reforçou nossa atuação junto às Universidades, com parcerias como a que celebramos com o Projeto Arquivo”, diz Rafaela Tasca, coordenadora do Espaço Cultural BRDE.

Para essa primeira exposição na sala da torre, espaço que durante o ciclo de moradia era utilizado como cozinha, o projeto Arquivo desenhou uma proposta de clima intimista mesclando arquitetura, história e memórias da família Leão.

PROJETO ARQUIVO – Partindo de uma pesquisa de campo, um grupo de estudantes da UTFPR se dedica a examinar em detalhes a história, os desenhos e a edificação. A pesquisa é sistematizada e os conteúdos são disponibilizados em uma plataforma digital por meio de QR Codes. Atualmente o projeto desenvolve um convênio com a École de Chaillot, tradicional escola francesa de estudos de arquitetura, restauro e patrimônio.

Para saber mais: arquivoarquitetura.com

ESPAÇO CULTURAL BRDE – Com a missão de promover o desenvolvimento dos setores produtivos, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul reafirma seu compromisso de preservar e valorizar a cultura, mantendo e coordenando, desde 2005, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões.

Sua sede em Curitiba, o emblemático Palacete Leão Júnior, por si só é uma obra de arte. Edificação histórica de Curitiba, foi concluída em 1902 pelo engenheiro Cândido de Abreu para ser a residência da família Leão. Ao longo de oito décadas, abrigou os descendentes de Agostinho Ermelino de Leão Júnior (1866-1907) e Maria Clara de Abreu Leão (1870-1935) empresários de destaque na sociedade da época.

SERVIÇO: Exposição “Cândido F. de Abreu – Palacete Leão Jr., 1902 – Eclético Sobre Terra”.

Período de visitação:14 de junho a 23 de agosto.

Horário: De segunda a sexta, das 12h30 às 18h30.

Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões

Sala da Torre – Avenida João Gualberto, 570 – Curitiba, PR.

Telefone: (41) 3219-8184 – Entrada gratuita.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS