arbitragem desastrosa de Jean Pierre Gonçalves Lima (RS) encerrou a série invicta e vitoriosa do Paraná Clube no Campeonato Brasileiro da Série B. Com um pênalti inexistente assinalado aos 13 minutos do 1º tempo, o Sport-PE venceu por 1×0, na Vila Capanema, que recebeu seu maior público na temporada. Quase dez mil torcedores aplaudiram o time – apesar da derrota – e não pouparam o trio gaúcho, aos gritos de “vergonha, vergonha”.

Em jogo equilibrado, erro do árbitro definiu o placar.
Foto: Geraldo Bubniak

No embalo das últimas vitórias, o Paraná iniciou o jogo acelerando e buscando pressionar o adversário. No escanteio cobrado por João Pedro, aos 8 minutos, Fernando Neto cabeceou com perigo pela linha de fundo. Logo depois veio o lance mais polêmico da partida. Na disputa de bola entre Guilherme Santos e Ezequiel, o juiz “viu” pênalti para o time pernambucano. Na cobrança, Hernane bateu no meio do gol e fez 1×0.

O Paraná respondeu de pronto. Jenison, num escanteio, cabeceou pela linha de fundo. Aos 22 minutos, a melhor jogada do Tricolor no primeiro tempo. Fernando Neto se livrou de três marcadores e tocou para João Pedro, que bateu em curva e a bola foi no travessão. O Sport também arriscou com um chute de fora da área de Leandrinho, que parou em grande defesa de Thiago Rodrigues. A partir daí, o jogo ficou mais truncado e cheio de faltas e cartões.

No intervalo, Matheus Costa trocou Itaqui por Ramon e reorganizou o setor de armação da equipe. Aos 6 minutos, após uma grande jogada de Jenison, pela direita, a bola chegou para Ramon, que errou a finalização. O Sport respondeu com uma bola na trave de Ronaldo. Nas trocas dos treinadores, o Paraná se lançou de vez atrás do empate. Aos 40 minutos, após cruzamento de João Pedro, Ramon bateu para uma grande defesa de Mailson.

Já nos acréscimos, em um lance parecido com o do gol do Sport, Bruno Rodrigues caiu na área. Mas, o árbitro, desta vez, não marcou penalidade máxima. Final de jogo: Sport 1×0. Na próxima rodada, terça-feira (30), o Paraná vai ao Estádio do Café, onde encara o Londrina.