16.3 C
Curitiba
sábado, 18 maio 2024

Prefeitura de Curitiba investe R$ 9,7 milhões na requalificação no entorno do Mercado Municipal

A Prefeitura de Curitiba dá início nesta nesta semana às obras que vão promover ampla requalificação em dez quadras no entorno do Mercado Municipal, no Centro. O trabalho será feito em etapas, começando pela calçada da Rua Sete de Setembro, o eixo dessa transformação, e pela escavação do pavimento da Rua General Carneiro, que será transformada em boulevard.

A mobilização para os trabalhos começou nesta segunda-feira (8/5), com a organização de equipes, materiais e equipamentos que serão usados na obra.

A partir da terça-feira (9/5), a Rua General Carneiro ficará bloqueada à circulação de veículos, desde a Sete de Setembro até a Avenida Affonso Camargo, para início da escavação do pavimento. O acesso será permitido apenas à passagem de comerciantes e moradores às garagens dos comércios e aos estacionamentos privados. As vagas de estacionamento público serão interditadas.

Obras

As melhorias na calçada da Sete de Setembro começam pela escavação no trecho entre a Rua Ubaldino do Amaral e a Rua General Carneiro, nos dois lados da via. O local estará sinalizado e o pedestre deve ficar atento ao circular pela região.  

Ao mesmo tempo começam os serviços de escavação do pavimento da General Carneiro (no trecho que estará bloqueado ao trânsito) e os preparativos para a correção geométrica na via.

São etapas de um conjunto de melhorias para criar um eixo de animação e convivência na via que será elevada à altura do passeio, receberá decks, áreas de estar, nova arborização e iluminação para pedestres.

“Contamos com a compreensão e colaboração de todos nessa obra da revitalização. Os serviços foram programados para acontecer com o menor impacto possível, ainda assim, há situações que dependerão de adequações temporárias e cujos benefícios serão duradouros”, explica o secretario municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

De acordo com Mário Padovani, engenheiro da Smop e fiscal da obra, equipes e espaços estão sendo devidamente preparados para garantir uma intervenção organizada na região. “A organização criteriosa das equipes e a demarcação das áreas de intervenção são fundamentais que a obra ocorra de forma eficiente e segura, mesmo que inicialmente essas atividades sejam menos perceptíveis à população.”, explica Padovani.  

Polígno

A revitalização do entorno do Mercado Municipal abrange uma área que forma um polígono compreendido entre as ruas Mariano Torres, Ubaldino do Amaral, Visconde de Guarapuava e Affonso Camargo, tendo ao centro a Avenida Sete de Setembro.

A Sete de Setembro, no trecho desde a Praça Baden Powell até a trincheira sob a Rua Ubaldino do Amaral, será o eixo dessa transformação. O projeto inclui novas calçadas, correção geométrica, drenagem, recuperação do asfalto, ciclovia, iluminação, sinalização semafórica e paisagismo.

A revitalização da região do Mercado Municipal faz parte do projeto Caminhar Melhor, de implantação de novas calçadas e estrutura cicloviária, e do Programa Rosto da Cidade, de recuperação e revitalização da região central.

O objetivo é priorizar pedestres e deslocamentos não motorizados e valorizar o comércio da região e o espaço público.

O projeto foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e as obras serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

 A previsão é de que as obras sejam executadas em um período de 8 meses. Os investimentos serão de R$ 9,7 milhões.

As obras de requalificação no entorno do Mercado Municipal integram o esforço da Prefeitura para revitalizar a região central. Já foi entregue o Complexo de Segurança Alimentar da Região do Viaduto Capanema, formado pelo novo Restaurante Popular do Capanema, o Armazém da Família e Mesa Solidária Patrícia Casillo, além de melhorias contínuas no Mercado.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 117 | ABRIL/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS