12.1 C
Curitiba
quarta-feira, 19 junho 2024

Prefeitura de Curitiba promove mutirão de coleta de lixo eletrônico em nove locais

No próximo sábado (1/4), a Prefeitura de Curitiba e associações do Programa Ecocidadão promovem o mutirão mensal de recolhimento de lixo eletrônico. Quem tiver cabos, baterias e aparelhos eletrônicos estragados ou fora de uso que estejam ocupando espaço em casa, pode levar a um dos nove pontos, que vão funcionar das 9h às 15h.

Podem ser levados computadores, geladeiras, smartphones, fornos elétricos, micro-ondas, aparelhos de som, ventiladores, desumidificadores, torradeiras, batedeiras, aspiradores, mixers, secadores, calculadoras, câmeras digitais, rádios, tablets, notebooks, impressoras, carregadores de celular, cabos, entre outros. 

Sustentabilidade

As peças serão separadas e encaminhadas para darem origem a outros bens. O plástico presente nos aparelhos pode ser usado como matéria-prima para os novos, gerando mais sustentabilidade na cadeia produtiva.

A diretora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem, explica que, além de colaborar com as famílias dos integrantes das associações do Ecocidadão, levar o lixo eletrônico aos mutirões reduz o risco de descarte incorreto. “Em aterros sanitários ou bota-fora irregulares, os compostos químicos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos”, alerta.

No ICI

Continua disponível o recolhimento do material, também, no Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), no Cabral. Quem faz o recolhimento é a Reciclemais, do Ecocidadão, todas as primeiras sextas-feiras do mês. São levados os materiais gerados no Instituto, pelos servidores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e moradores da primeira quadra da Rua São Pedro, onde fica o ICI. 

Mais informações sobre o descarte correto de resíduos e os serviços disponíveis estão no site coletalixo.curitiba.pr.gov.br e no site da Família Folhas.

Serviço: Mutirão de recolhimento de lixo eletrônico

Data: 1/4 (sábado)
Horário: das 9h às 15h


Pontos de coleta de lixo eletrônico:

Parque Barigui: acesso pela BR-277, no estacionamento em frente ao heliponto 
Parque Bacacheri: acesso pela Rua Dr. Eurico César de Almeida 
Administração Regional Cajuru: Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150
Parque São Lourenço: Rua José Brusamolin, 125 – acesso pela Rua Mateus Leme
Parque Tingui: acesso pela Rua José Casagrande, próximo à ponte
Rua da Cidadania Santa Felicidade: esquina das ruas Madre Clélia Merloni e Via Vêneto
Largo Padre Albino Vico: na frente da Paróquia Santuário São José, com acesso pela Avenida República Argentina
Praça Menonitas: Rua Antônio Kosovski, 3.425, c/ Rua Major Theolindo Ferreira Ribas
Horto Municipal do Guabirotuba: Avenida Senador Salgado Filho, 947

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS