19.2 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Prefeitura implanta nova pista de passeio no entorno do Cemitério Água Verde

Foram inciadas as obras para a implantação de calçadas em paver e asfalto no entorno do Cemitério da Água Verde. O prazo para a execução das intervenções — que levarão melhorias para os passeios das ruas Professor Assis Gonçalves, José Cadilhe, Monsenhor Manoel Vicente, Samuel Cezar, Marquês do Paraná e Avenida Água Verde — é de 135 dias e o investimento R$ 411.835,67.

A criação de uma pista de passeio ao redor do Cemitério da Água Verde é uma reivindicação antiga da comunidade local. No final do ano passado, a Prefeitura de Curitiba melhorou a iluminação no entorno do local com a implantação de 70 postes poliméricos, luminárias decorativas e lâmpadas LED de alto rendimento e também através da substituição de luminárias com lâmpadas de vapor de sódio por vapor metálico — iniciativas que fazem parte do programa de Revitalização de Iluminação em linhas de ônibus alimentadores. As intervenções integram o Plano de Iluminação Pública de Curitiba, lançado pelo prefeito Gustavo Fruet em 2015, e que está em execução pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

O presidente do Conselho de Segurança (Conseg) do bairro Água Verde, Paulo Roberto Goldbaum Santos, já havia enaltecido as obras de iluminação pública realizadas no entorno do cemitério e também comemora a implantação da pista de caminhada. “Recebemos as notícias de cada uma das etapas das obras de forma extremamente positiva. Elas são muito importantes para a comunidade e nós, moradores, só temos a agradecer e elogiar”, disse.

Próximo ao cemitério está o Jardinete Luiz Carlos Ribeiro, que é carinhosamente chamado pelos moradores como “a praça do Tai Chi”, prática permitida também após as obras de revitalização no entorno do Cemitério Água Verde. “São todas obras que ajudam a melhorar a convivência e a segurança no nosso bairro”, complementou Paulo Roberto.

Ele relembrou também que ocorrências de assaltos no entorno do cemitério eram rotineiras antes das intervenções da Prefeitura, mas que agora a situação é outra. “Não é só com polícia que você promove segurança. Ela é importante, mas a ocupação dos espaços pela comunidade, a iluminação e ações preventivas são essenciais”, afirmou.

Segundo dados do Conseg Água Verde, o grupo de caminhada e de práticas esportivas que se formou a partir das intervenções na região já reúne quase 100 pessoas e conta com um grande número de idosos, que são diretamente beneficiados pelas melhorias realizadas pela Prefeitura de Curitiba. “As obras são fruto de um projeto dos moradores do bairro, que foi acolhido pelo prefeito Gustavo Fruet”, finalizou Paulo Roberto.

A obra foi viabilizada por emenda dos vereadores Bruno Pessuti e Felipe Braga Côrtes.

Lote 2

Novos calçamentos em asfalto e paver também serão executados na Rua Goiás (entre as avenidas República Argentina e dos Estados) e na Rua Monsenhor Manoel Vicente (entre as ruas Goiás e Mato Grosso). O prazo de execução será de 120 dias.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS