O Procon-Pr divulga nesta terça feira (15), Dia Internacional do Consumidor, o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, que é uma lista das empresas que menos resolvem problemas. A divulgação será feita pelo site do Procon-Pr, a partir das 9h.

O Cadastro deve ser publicado uma vez ao ano, conforme determina o art. 44 do Código de Defesa do Consumidor. Ele é composto pelos processos administrativos que foram arquivados nas categorias Reclamação Resolvida e Não Resolvida e se referem ao ano de 2015.

O Cadastro, junto com as demais formas de atendimento realizadas pelo Procon-PR, é um importante termômetro sobre o comportamento das empresas, avalia Cláudia Silvano, diretora do Procon-Pr. “Em tempos de dinheiro escasso o consumidor não pode correr o risco de ser ignorado por empresas que causam problemas e se recusam a resolvê-los”, complementa.

Sua divulgação é fundamental para que o consumidor tenha o poder de decisão baseado no comportamento das empresas no mercado de consumo. De posse dessas informações o consumidor pode conscientemente escolher com qual fornecedor deseja comprar um produto ou contratar um serviço.