17.8 C
Curitiba
terça-feira, 23 abril 2024

Programa de Educação Musical gratuito abre vagas em nove Regionais de Curitiba

O MusicaR, programa de Educação Musical destinado a crianças e jovens entre 7 e 17 anos, está com inscrições abertas para 92 vagas distribuídas em nove Regionais da cidade. As vagas são para as Regionais Matriz, Cajuru, Boqueirão, Boa Vista, CIC, Portão, Tatuquara, Pinheirinho e Santa Felicidade e as matrículas podem ser feitas de graça através do site www.sympla.com.br/produtor/programamusicar.

Mantido pela Fundação Cultural de Curitiba em parceria com o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), o MusicaR tem como objetivo proporcionar uma educação musical democrática e inclusiva. As aulas acontecem duas vezes por semana no contraturno escolar, com duração de 1h15 por dia, e englobam práticas de música corporal, instrumental e canto coral.

Os professores do programa são, em sua maioria, egressos e estudantes de cursos de Licenciatura em Música, e a equipe de coordenadores, professores e estagiários realiza reuniões semanais para o planejamento pedagógico e participa de cursos de capacitação.

O plano pedagógico do MusicaR foi elaborado sob a supervisão da professora Ângela Sasse, docente na Universidade Estadual do Paraná/Curitiba – Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com a colaboração de profissionais renomados na área de Educação Musical.

“A ideia é de que o aluno tenha acesso a um campo variado de expressões musicais para que possa estabelecer conexões com sua bagagem cultural e construir sua autonomia musical. As crianças e jovens se aproximam da música aprendendo uns com os outros de um jeito espontâneo e criativo”, diz Ângela.  

Histórico

Desde sua criação, em outubro de 2017, o MusicaR expandiu suas atividades e atualmente está presente em dez Regionais de Curitiba, atendendo uma média de 400 crianças por ano, a maioria delas proveniente da rede pública de ensino.

Além das atividades regulares ao longo do ano, durante as férias de janeiro, o MusicaR oferece oficinas no período da Oficina de Música de Curitiba (OMC), abertas tanto para os participantes do programa quanto para interessados em conhecer a iniciativa.

O programa também integra a programação artística da Oficina de Música, com participações especiais de artistas renomados, como o show de Toquinho no Teatro Guaíra (2018), a participação do coro de crianças da Ópera Carmen de Bizet, em dois recitais, e a atuação no Concerto de encerramento ao lado de Danilo Caymmi (2020). No ano de 2021, mesmo de forma virtual, o MusicaR apresentou a Homenagem a Astor Piazzola.

Serviço

Boa Vista – 9 Vagas
Boqueirão – 9 vagas
Cajuru – 1 vaga
CIC – 7 Vagas
Portão – 15 vagas
Matriz – 14 vagas
Pinheirinho – 13 vagas
Santa Felicidade – 9 vagas
Tatuquara – 15 vagas

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS