Abrindo o calendário esportivo do futebol brasileiro, os campeonatos estaduais mexem com as emoções dos torcedores por todo o Brasil. Com a proximidade do pontapé inicial, as rivalidades afloram e todos ficam de olho nas hegemonias locais. Iniciar o ano gritando “É campeão” é o desejo de todos os clubes.
Maior vencedor estadual do Brasil, o ABC de Natal sabe bem o que é começar a temporada comemorando um título. Com 52 conquistas no Campeonato Potiguar, o ABC é líder isolado com seis a mais do que o Bahia, no Campeonato Baiano. Na cola do Tricolor baiano, Paysandu-PA e Rio Branco-AC têm 45 canecos. Empatados, Internacional e Ceará faturaram o título 44 vezes em seus respectivos estados. Confira a lista abaixo:
10 maiores vencedores estaduais:
1 – ABC-RN (52 títulos)
2 – Bahia-BA (46 títulos)
3 – Paysandu-PA (45 títulos)
Rio Branco – AC (45 títulos)
5 – Remo-PA (44 títulos)
Internacional-RS (44 títulos)
7 – Ceará-CE (43 títulos)
Atlético-MG (43 títulos)
Nacional – AM (43 títulos)*
10 – Fortaleza-CE (40 títulos)
Sport-PE (40 títulos)
Decacampeão
Além de ser o líder do ranking, o ABC, junto com o América-MG, detém outro recorde: clubes com mais títulos estaduais consecutivos. Os dois times obtiveram a marca de dez conquistas seguidas. O feito do ABC foi alcançado entre os anos 1932 e 1941. Já o Coelho dominou o Mineiro entre 1916 e 1925.
Rivalidade em alta no Pará
A briga mais acirrada pela hegemonia do estado é no Pará. Com apenas um título a menos que o líder Paysandu, o Remo é o atual bicampeão paraense e, em 2016, vai em busca do tricampeonato para igualar o número de títulos de seu maior rival.
números retirados nos sites oficiais dos clubes
*número retirado no site oficial da Federação Amazonense de Futebol
MAIS SOBRE ESTADUAIS:
Ba-Vi: briga por título e artilharia em 2016