23.8 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Quarta-feira gratuita no MAC tem mostra de 15 artistas mulheres

Trabalhos de 15 artistas mulheres em diversas técnicas e obras que tratam de questões como a natureza humana e seus desconfortos são os dois temas presentes nas exposições em cartaz no Museu de Arte Contemporânea do Paraná.

“Estamos aqui!” e “Tempos Sensíveis” — às quartas-feiras as mostras têm entrada gratuita (o MAC está funcionando temporariamente, durante a reforma de sua sede, nas salas 8 e 9 do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Recém-inaugurada, “Estamos aqui!” tem curadoria da diretora do Museu, Ana Rocha, e reúne o trabalho das artistas Ana Gonzalez, Cristina Agostinho, Deborah Santiago, Eliane Prolik, Elizabeth Titton, Erica Storer Araújo, Isabella Lanave, Fabiana de Barros, Guita Soifer, Janete Fernandes, Juliana Gisi, Mainês Olivetti, Marga Puntel, Marta Neves e Maya Weishof.

Segundo Ana Rocha, a exposição, que apresenta trabalhos do acervo e de mais quatro convidadas, é uma maneira de reequilibrar a representatividade feminina; a coleção de 1.800 obras do Museu é composta por 398 artistas homens contra 229 mulheres, realidade que ainda persiste em museus de todo o mundo.

O corpo como protagonista para falar de temas como identidade e consumo (como na obra “Dueto em três vozes para Mariposa”, de Juliana Gisi), fotografias que trazem histórias familiares profundas (como a série “Fátima”, de Isabella Lanave) e trabalhos oriundos da residência artística Faxinal das Artes, (realizada no começo dos anos 2000 pela Secretaria de Estado da Cultura) fazem parte da mostra.

OBRAS DO ACERVO – Já “Tempos Sensíveis”, que teve curadoria de Agnaldo Farias, traz 79 obras, todas do acervo do Museu. Estão na mostra trabalhos como “Calle Palma – Assunção”, do gravador, desenhista e pintor Lívio Abramo, conhecido como o precursor da gravura moderna no Brasil, e “Figura I”, um autorretrato de Leonor Botteri (1916-1998).

A história da artista, que foi aluna de Guido Viaro e professora de pintura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, é revolucionária: Lenor enfrentou os desafios de ser uma artista mulher na década de 1940, e desenvolveu uma linguagem própria na pintura.

SERVIÇO: Exposições “Estamos aqui! Relevos no Horizonte do Acervo do MAC” (em cartaz até 4 de agosto) e “Tempos Sensíveis” (aberta até o final de julho).

Museu de Arte Contemporânea do Paraná – Rua Marechal Hermes, 999. Curitiba/PR.

Temporariamente, por causa da reforma em sua sede, o Museu está funcionando nas dependências do Museu Oscar Niemeyer.

Visitação de terça a domingo, das 10h às 18h.

Entrada gratuita toda quarta-feira. Nos demais dias, R$20 e R$10 (meia-entrada).

Salas 8 e 9 – www.mac.pr.gov.br

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS