Exposição Punk Afonso será aberta dia 15 de outubro no Pinheirinho.

Estreia na segunda-feira (7/2), a partir das 12h, na Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa, a mostra itinerante Punk Afonso. Com releituras de 21 desenhistas sobre o personagem de cabelo azul e espetado de histórias em quadrinhos (HQ), a exposição homenageia seu criador, Rodrigo Belato. A atração é grátis e poderá ser vista até 31 de março. A organização é da Gibiteca de Curitiba e a coordenação, do Núcleo Matriz da Fundação Cultural de Curitiba.

Desenhista e arte-educador, o criador do Punk Afonso morreu em junho de 2020, aos 42 anos. As releituras sobre seu primeiro personagem, cultivado durante três décadas, são de Amanda Barros, Andrea Horn, Antônio Eder, Ariel da Cunha, Celina Pacheco, Christiano Carstensen Neto, Daniel Gonçalves, Dias Silveira, Ganço, Edson Kohatsu, Fabrizio Andriani, Gabriel Baltazar Souza, Luri Kohatsu, Marcelo Bitencourt, Marcia d´Haese, Marcelo Lopes, Marcos Vaz, Ma Matiazi, Rodney Rauth, Thiago Sales e Fúlvio Pacheco, que também coordena a Gibiteca.

O adolescente de cabelo azul

No site Guia dos Quadrinhos, Punk Afonso é apresentado como um adolescente que mora com os avós no país AEIOU e se relaciona de maneira divertida com os problemas do cotidiano. Além do cabelo azul e penteado para cima, veste roupas diferentes do usual e usa piercing no nariz – ingredientes para atrair em especial o interesse de crianças e adolescentes.

Viúva de Belato, a musicista Dany Nascimento também destaca outras características do Punk. Para ela, chama a atenção “o prazer de não fazer nada e a capacidade para enxergar solução para tudo, bem do seu modo confuso e particular de enxergar a vida”.

A Regional Matriz, por onde passam cerca de 2 mil pessoas por dia, é a segunda a receber a mostra. Ela começou a ser exibida na Rua da Cidadania do Pinheirinho no ano passado, depois de ter passado pelas salas da Gibiteca de Curitiba – onde o artista expôs e deu aulas – e pela 6ª Bienal de HQ de Curitiba, onde foi apresentada virtualmente.

Serviço

Punk Afonso na Regional Matriz

Exposição de artes visuais

De 7 de fevereiro a 31 de março

No “miolo” Rua da Cidadania da Matriz (Praça Rui Barbosa, 101)

Das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira

Das 8h às 18h aos sábados

Grátis

Livre para todos os públicos