16.9 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Renovado pela Prefeitura, Passeio Público completa 136 anos

Renovado pelo prefeito Rafael Greca em 2019, o Passeio Público voltou ao coração das famílias curitibanas e nesta segunda-feira (2/5) completa 136 anos de fundação.

O Passeio é o primeiro parque da cidade e o mais central. É um local de lazer e atividades físicas, mas abriga também grandes espetáculos da cidade, como os da programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. Lá também aconteceram as comemorações do aniversário de Curitiba em 2022, com o retorno da Família Folhas, como um grande presente para a capital. 

“Existente desde 1886, nosso primeiro parque urbano está completamente revitalizado. Permanecem os antigos meandros do Rio Belém, a ilha dos Macacos, os viveiros de 350 espécies de aves e a gralha azul incluída. Monumentos e portais foram restaurados”, lembra o prefeito Rafael Greca.

Tradicional e moderno 

O espaço ganhou uma área de contemplação preparada à beira do lago e que pode ser vista por quem passa pela Rua Luiz Leão. Piso de pedriscos, bancos de madeira e um novo paisagismo, com canteiros de flores, dão charme ao parque mais tradicional de Curitiba. 

No local onde havia o imóvel do antigo restaurante, foi feita a compactação do solo para o recebimento do revestimento em pedrisco. Novos postes e paisagismo também fazem parte do novo visual. Além disso, o antigo coreto, agora Coreto Digital, permite a transmissão de atrações culturais da cidade.

Rosto da Cidade

Os trabalhos do Passeio Público fazem parte do contexto do programa Rosto da Cidade, que também prevê a revitalização de fachadas de prédios históricos da capital. A lateral do parque está mais iluminada, com 16 postes com luminárias em tecnologia LED direcionadas para a calçada da Rua Luiz Leão, num trecho de quase 500 metros. Os postes têm oito metros de altura e reforçam a segurança de quem transita por ali à noite. 

Neste trecho ficam o Colégio Estadual do Paraná, a Casa do Estudante Universitário e também a estação-tubo Passeio Público.

Parte da história

O Passeio Público abrigou o primeiro zoológico da cidade e foi palco de fatos marcantes na vida cultural e no folclore curitibano. Em 1909, Maria Alda alçou voo num balão, para aterrissar desastradamente no telhado da Catedral Metropolitana, na Praça Tiradentes. 

Em 1911, na ilha desde então chamada da Ilusão, o simbolista Emiliano Perneta foi coroado “Príncipe dos Poetas Paranaenses”. Os portões do Passeio são históricos e inspirados no portão do Cemitério de Cães de Paris. 

Na década de 1970, com sua concretagem e a canalização do Rio Belém na Rua Ivo Leão, o lago passou a ser alimentado por água de poços artesianos. 

Atualmente, o Passeio funciona como sede do Departamento de Proteção e Conservação da Fauna e abriga os pequenos animais que permaneceram quando o Zoológico foi transferido para o Parque Iguaçu em 1982.

Abre de terça a domingo, das 6h às 20h. Às segundas, passa por manutenção.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS