19.4 C
Curitiba
sábado, 18 maio 2024

Rua 24 Horas completa 32 anos com show e distribuição de mudas de árvores nativas

A Rua 24 Horas tem programação especial de aniversário neste sábado (16/9). O espaço, que completou 32 anos na terça-feira (12/9), terá show da Banda Lyra, apresentação da Família Folhas a partir das 15h e distribuição de mudas de árvores nativas.

Serão distribuídas 100 mudas de árvores para quem for conferir a programação especial de aniversário da galeria, que liga as ruas Visconde Nácar e Visconde do Rio Branco, no Centro de Curitiba.

Primeira do gênero no Brasil

A Rua 24 Horas marcou época em Curitiba ao oferecer atendimento dia e noite, no tempo em que o comércio noturno era muito pequeno.

Fundada em 1991 pelo então prefeito Jaime Lerner, consolidou-se como um dos principais pontos de encontro dos curitibanos e pelo estilo e arquitetura também um ponto de referência e cenário para muitas fotos de casamentos, formaturas e lembranças de turistas.

A rua tem 116 metros de extensão e foi construída em estrutura metálica tubular em forma de arcos.  Dois grandes relógios, um em cada entrada são também atrações à parte.

O projeto arquitetônico foi desenvolvido por Abrão Assad (que também projetou a estufa do Jardim Botânico de Curitiba), Célia Bim e Simone Soares. A estrutura é formada por 32 arcos de material metálico tubular, brancos, revestidos por vidro.

Em 2011, após 20 anos de sua inauguração, a Rua 24 Horas foi reaberta ao público após passar por uma completa revitalização que durou dois anos e manteve os mesmos detalhes arquitetônicos que a tornaram conhecida no mundo inteiro.

Ao longo destes 32 anos, a Rua passou por diversas fases e hoje funciona das 9h até as 23h. Atualmente possui 20 lojas, dos mais diversos segmentos, de restaurantes e cafés até lojas de roupas, ótica e de eletrônicos e informática, maquiagem e perfumaria e presentes e lembrancinhas.

Por dia, passam em média 2,5 mil pessoas pela Rua, público formado por moradores da capital e também turistas, já que o espaço é ponto inicial da Linha Turismo, que percorre os principais pontos turísticos da cidade.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 117 | ABRIL/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS