14.1 C
Curitiba
quarta-feira, 22 maio 2024

Rua da Cidadania Matriz faz ação de alerta para câncer de mama

Quem passar pelo Centro, nesta quarta-feira (26/10), precisa visitar a Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa. “Preparamos uma série de atividades para marcar os últimos dias do Outubro Rosa, que reforça a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama, com muita informação sobre saúde, cidadania e meio ambiente”, explica a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion Cantergiani, que abrirá o evento às 10h.

A programação é grátis e começa às 9h e se soma às demais ações que a Prefeitura promove no âmbito do Curitiba Viva Bem, um conjunto de políticas públicas para promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da população.

Haverá com a distribuição de 500 mudas de árvores nativas (ornamentais e frutíferas) para quem se cadastrar no projeto 100 Mil Árvores. O cadastro é rápido e visa mapear os locais da cidade onde as plantas serão cultivadas. Cada pessoa pode retirar até três mudas e, dependendo da indicação, plantar no quintal, jardim ou na calçada.

Programação variada

Entre 10h e 12h, uma equipe do Distrito Sanitário Matriz da Secretaria Municipal da Saúde prestará orientações sobre o autoexame das mamas e a oferta da mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde), enquanto uma farmácia parceira fará a aferição da pressão arterial e glicemia.        

No mesmo horário, o Ônibus Lilás divulgará informações sobre direitos humanos relacionados ao público feminino. O veículo, que estará estacionado junto à Rua da Cidadania, é usado nas campanhas educativas da Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.  

O público visitante também pode aproveitar para comprar no Sacolão da Família e também aproveitar a Semana da Economia no Armazém da Família. Até sábado (29/10), o local estará vendendo café (500g) por R$ 8,95 e leite em pó (400g) por R$ 12,85,

O evento termina com uma performance da Banda Lyra Curitibana, que apresentará uma seleção musical especial entre 12h e 13h.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS