14.7 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Saiba tudo sobre a 39ª Oficina de Música de Curitiba

Começa nesta quinta-feira (30/6), a 39ª Oficina de Música de Curitiba, que vai espalhar pela cidade uma programação com 170 eventos, sendo 105 deles com entrada gratuita. O concerto e a cerimônia de abertura acontecem no Teatro Guaíra, a partir das 20h, com apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra de Câmara da Cidade, Orquestra à base de Corda e com Renato Borghetti, como músico convidado.

Com o tema, Centenário da Semana de Arte Moderna, a 39ª edição faz uma homenagem ao compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos e marca o retorno do público presencial. 

Até o dia 10 de julho a cidade terá shows eruditos, de música antiga e popular, cinema, Oficina Verde, Festival de Inverno do Centro Histórico, Circuito Off em 21 bares e restaurantes e concertos para crianças em todas as regionais. A programação integra o Inverno Curitiba 2022.

Programação eclética

Este ano, entre os grandes shows estão os de Renato Borghetti, Toquinho, Margareth Menezes, Maestro Spok, Danilo Caymmi e Cláudio Nucci. A Oficina também terá frevo, música erudita, instrumental e muito mais.

 A programação completa pode conferida no site www.oficinademusica.curitiba.pr.gov.br

Formações on-line e presenciais

Dividida nas áreas de Música Antiga, Erudita e MPB, as aulas terão até quatro dias, entre 30 de junho e 10 de julho. Neste ano serão oferecidos 64 cursos ministrados por professores de destaque no atual cenário musical do país e do mundo. 

Os 44 cursos presenciais acontecem em 11 espaços culturais, a maioria deles no Centro e Setor Histórico: Capela Santa Maria, Casa Hoffmann, Cine Passeio, Conservatório de Música Popular Brasileira, Memorial de Curitiba, Solar dos Guimarães, Solar da Cultura, Escola de Patrimônio, Círculo de Estudos Bandeirantes, Teatro Regina Casillo.

Circuito OFF 

O tradicional Circuito Off, que promove grandes encontros musicais dentro de bares e restaurantes, desembarca nesta edição da Oficina com uma extensa programação. 

Até agora estão confirmadas 50 apresentações em 22 lugares. São bares e restaurantes do Centro à CIC e até em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. 

Com curadoria de Glauco Solter, o Circuito OFF tem line up formada quase que totalmente por artistas locais, com apresentações todos os 11 dias da Oficina de Música. 

A Oficina em números

. 170 eventos, 105 gratuitos
. Shows, concertos, cinema, Oficina Verde, Circuito Off e Festival de Inverno do Centro Histórico
. A programação paga tem ingressos com preços acessíveis, de R$ 10 a R$ 50
. 40 palcos e salas de aula em teatros, igrejas, cinemas, biblioteca, regionais, bares e restaurantes
. 400 artistas, 335 da cidade

Ingressos – onde comprar

Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão): www.ticketfacil.com.br
Teatro Guaíra – Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) www.ticketfacil.com.br
Capela Santa Maria Espaço Cultural: www.minhaentrada.com.br
Ópera de Arame: www.minhaentrada.com.br
Cine Passeio: www.ingresso.com

Parcerias

A 39ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo Pátria Amada Brasil, com apoio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do Banco Nacional de Desenvolvimento de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sistema Fiep/Sesi e patrocínio da Volvo do Brasil.

Também apoiam o evento: Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade Evangélica Luterana Igreja de Cristo, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Teatro Regina Casillo e Lamusa-UFPR e Rádio Educativa 91.7 FM

Inverno Curitiba 2022

O Inverno Curitiba 2022 é uma iniciativa da Prefeitura para promover a cidade como destino turístico. Reúne atividades culturais, gastronômicas, de economia criativa, esporte e lazer, de sustentabilidade e inovação dos setores público e privado. A programação começa no dia 15 de junho, vai até 31 de julho e pode ser conferida no portal Inverno Curitiba. 

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS